DETRAN abre inscrições para Carteira de Habilitação Popular

O DETRAN abre esta semana o novo período de inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular).O órgão escolheu os processos de Adição e Mudança de Categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como principais alvos do novo período de inscrições para o Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular), que vai de 21 de outubro a 23 de novembro. Também haverá vagas para quem precisa realizar renovação.

Até o final do ano, o órgão convocará 10 mil selecionados, que terão oportunidade de realizar, gratuitamente, todas as etapas para a Renovação da CNH, Adição das categoria A ou B ou Mudança de categoria da CNH.

As pessoas que desejam participar do CNH Popular devem fazer sua inscrição exclusivamente por meio do site do DETRAN: o www.detran.pe.gov.br. Os selecionados poderão realizar, gratuitamente, todas as etapas para obtenção da carteira de motorista.

Cerca de 15% das vagas serão voltadas para candidatos a Renovação da CNH, 20% serão destinadas aos candidatos à adição de categoria. A maior porcentagem, 65%, irá para os candidatos à mudança de categoria da CNH.

Público-alvo – Pessoas de renda inferior a dois salários mínimos, desempregados, alunos do Ensino Público e beneficiários de programas assistenciais, como o Bolsa Família e o Chapéu de Palha, egressos e liberados do sistema penitenciário estão entre os segmentos contemplados.

A novidade para 2014 é a inclusão dos socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) entre os beneficiários do Programa. As vagas são repartidas em igual proporção para as cidades do Interior do Estado e da Região Metropolitana de Recife.

“É importante destacar que, nesta rodada, quem for se inscrever já deve possuir a primeira habilitação. Os processos de adição e mudança de categoria são de grande importância para a conquista de espaço no mercado de trabalho.”, avalia o Presidente do DETRAN-PE, Carlos Eduardo Casa Nova.

Investimentos – Aproximadamente 1,3 milhões de pessoas já se inscreveram no CNH Popular em seis anos de existência do Programa. Em 2014, a expectativa é de que se inscrevam 400 mil pessoas.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *