Para quem sonha em ser dono de sua própria empresa, as franquias representam uma excelente alternativa, pois, além de toda a infraestrutura oferecida, carregam a marca de uma rede já consolidada no mercado. Esse setor se manteve aquecido nos últimos anos apesar da crise. Em 2016, o segmento de franquias aumentou 8,3% seu faturamento em relação ao ano anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Para quem deseja investir nesse modelo de negócio, o presidente e fundador do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, destaca dez dicas importantes de como escolher a franquia certa e obter sucesso.
1) INVISTA EM REDES CONSOLIDADAS: opte por marcas que estejam estabilizadas no mercado e ofereçam um diferencial dentro do seu setor. A Prepara Cursos, por exemplo, tem atraído investidores por sua relevância no mercado educacional, tendo sido eleita em 2016 a quarta maior rede do segmento. “A trajetória da rede tem muito impacto nos negócios”, comenta.
2) REPUTAÇÃO DA REDE: A credibilidade e reputação da marca estão entre os principais fatores a serem analisados antes de fechar o negócio. “ É importante verificar como a empresa é vista pelos clientes e até mesmo por franqueados da própria rede”, ressalta.
3) ESTRUTURA E SUPORTE: Uma das grandes vantagens de se investir em franquias é contar com todo o apoio oferecido pela franqueadora, como, por exemplo, os treinamentos, que proporcionam noções administrativas eficientes e orientam na diminuição de custos, na prospecção de clientes, entre outras tarefas importantes para o empreendedor. Por isso, é importante verificar qual é o suporte prestado pela marca a seus investidores.
4) CONHEÇA O MERCADO: Se você tem mais afinidade com algum setor, como educação, por exemplo, considere franquias da área. Mas lembre-se: o crescimento vem de muito suor e trabalho. Amplie sempre os conhecimentos com o segmento escolhido. “Em nossas redes, temos diversos casos de pessoas que já trabalhavam com educação, mas mantinham o desejo de empreender. Associando essas características, o franqueado consegue ir ainda mais longe”, afirma.
5) QUAL É A MARGEM DE LUCRO: Uma questão importante é verificar qual a rentabilidade desse investimento. Além disso, é bom estudar em quanto tempo o empreendedor terá retorno de todo valor aplicado no negócio. “ Ao investir, deve estar ciente que todo negócio engatinha no primeiro ano, mas de 18 a 24 meses já é possível enxergar a rentabilidade”, afirma.
6) ESCOLHA UMA BOA EQUIPE: A consolidação da empresa não depende apenas da marca ou do dono do estabelecimento, mas, também, da formação de uma boa equipe, com profissionais qualificados para desempenhar a função. “Por isso, escolha bons colaboradores e invista no desenvolvimento de seus funcionários”, analisa.
7) VISITE OUTRAS UNIDADES: Conheça as instalações de outras lojas da rede. Converse com o franqueado e saiba como ele lida com o cotidiano da franquia. Dessa forma, você pode se inspirar em ações eficazes e evitar cometer erros banais. “Além de voltar com novidades, você conseguirá enxergar as falhas e os acertos na administração”, diz.
8) CONSIDERE MODELOS DIFERENTES: Nem sempre os formatos tradicionais de franquias serão a melhor opção. As microfranquias estão em alta e são uma possibilidade mais econômica, o que pode ser fundamental para o empreendedor. “No Grupo Prepara, oferecemos os modelos compartilhados, que são unidades instaladas dentro de escolas de ensino regular, o que diminui ocustos e a burocracia para abertura”, acrescenta.
9) ESTEJA DISPOSTO A TRABALHAR MUITO: “Para ter seu próprio negócio, é preciso ter muita dedicação e disciplina. A vitória depende do seu esforço. Não é porque se tornou “patrão” que o trabalho será menor, ao contrário, pois até a sua loja se consolidar, o expediente é longo e intenso”, afirma.
10) QUAL É O PERFIL DO FRANQUEADO: Não adianta escolher uma área rentável se você não tem paixão e nem experiência na área. Para ser um franqueado da nossa rede, por exemplo, é preciso se identificar com o segmento da educação e ter dedicação para empreender e cuidar com disciplina do seu próprio negócio. O grupo fornece toda infraestrutura necessária para o sucesso da franquia, mas você é responsável pelo resultado, finaliza, Rogério Gabriel.