Em celebração pelo Dia da Juventude, comemorado nacionalmente no dia 12 de agosto, alunos do ensino médio de Caruaru estiveram reunidos na segunda (14) na Casa das Juventudes Urbana do município para um cine debate. O evento foi organizado pela Coordenação de Juventude, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que direcionou o debate para o tema: Lutas e Conquistas dos Movimentos Estudantis e de Juventudes.
Na oportunidade, foi exibido o vídeo institucional de curta metragem da UBES intitulado A história vai fazer justiça, que deu sequência às discussões. “A juventude sempre foi protagonista dos principais avanços no país, entre eles, o movimento estudantil. Hoje os estudantes daqui de Caruaru puderam ver um pouco dessa passagem e entenderem que podem ser protagonistas da própria história”, relatou a gerente de Direitos Humanos do município, Michelly Pereira.
“Comemorar o Dia da Juventude é tão importante quanto celebrar o exercício da democracia pelo voto, que foi uma conquista dela. Foram as lutas dos jovens que nos trouxeram até aqui hoje para debater políticas voltadas aos estudantes. É compromisso da gestão protagonizar o empoderamento do jovem na política, por isso, também, a importância de se promover eventos como este”, pontuou o coordenador de Juventude, Iago Torres.
“É importante que os estudantes se mobilizem, por isso a gente sai às ruas na luta, não só pelos nossos direitos, mas também pelos direitos dos nossos professores e esta data pontua isso”, argumentou a estudante Raudênia Izídio, de 15 anos. “É importante que nós estudantes estejamos engajados na luta por melhorias. Temos vez e voz e podemos mudar as escolas hoje,” declarou a estudante Esley Cavalcante, de 17 anos.