O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi lembrado em Caruaru, nesta quinta (15), com atividades alusivas à data. Durante todo o dia foram desenvolvidas ações organizadas pelo Serviço de Promoção à Pessoa Idosa, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município e Conselho do Idoso. O intuito das ações foi o de sensibilizar a população quanto à importância da data. Durante a manhã, a programação aconteceu no antigo Giradouro Major Clementino, em frente à avenida Agamenon Magalhães.
Duas tendas foram armadas para a mobilização que contou com a apresentação da Banda Marcial Vida Nova, formada por idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI). A população passante pôde contar com os serviços de realização de exames de sangue de fator RH, medição da pressão arterial, testagem de glicose e avaliação física, oferecidos por alunos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física da Faculdade UNINASSAU. Alunos de Nutrição da UNIFAVIP também estiveram presentes oferecendo avaliação nutricional. Durante o evento os arte-educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos apresentaram esquetes teatrais sobre o tema.
A programação da tarde aconteceu na Casa do Forró, na antiga Estação Ferroviária, onde os idosos atendidos pelo CCI puderam dançar e se divertir ao som da banda de forró de pé-de-serra e degustar comidas típicas juninas. “Essa festinha do CCI foi uma maravilha pra gente. A resposta que a gente pode dar à quem não respeita o idoso é a nossa alegria, já a violência contra a pessoa idosa é uma tristeza e deve ser combatida com o Estatuto”, declarou dona Josefa Patrício Correia, de 70 anos.
“Elaboramos o evento para vivenciar um pouco a data com a população e levar ao conhecimento de todos, os direitos do idoso. É importante promovermos ações pontuais como esta, mas também a extensão delas para instituições que tratam da formação e educação das pessoas, e é o que pretendemos fazer após este evento, levar a mensagem adiante”, pontuou a coordenadora do Serviço de Promoção à Pessoa Idosa, Sônia Ramos.
A programação continua até o dia 22, com esquetes teatrais apresentados pelo grupo de arte educadores do Serviço de Convivência sobre o tema da violência contra o idoso. As apresentações já estão acontecendo pela cidade e as próximas apresentações irão acontecer em agências bancárias, paradas de ônibus e na sede do Bolsa Família, no horário das 9h às 12h. A finalidade é de sensibilizar a população no combate à violência contra a pessoa idosa.