Dia de Cooperar acontece neste sábado(30), na Escola Padre Zacarias

Comunidade terá acesso a serviços gratuitos com diversos profissionais

No próximo sábado, 30 de junho, a campanha nacional Dia de Cooperar chega a Caruaru com diversos serviços gratuitos para a comunidade. Corte de cabelo, recreação infantil, atendimentos na área de saúde e orientações são alguns dos serviços que estarão disponíveis para o público na Escola Padre Zacarias Tavares, das 10h às 15 horas. A iniciativa é realizada pelas cooperativas Unimed Caruaru, Sicredi Centro Pernambucana, Uniodonto Caruaru, Cerape e Fecoerpe. O Sescoop/PE, entidade do Sistema “S” que atua no segmento cooperativo em Pernambuco, é um dos apoiadores da iniciativa.

O evento também é uma celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho, conforme determinado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Em virtude dos jogos da Copa do Mundo, a comemoração será antecipada e todo o Brasil estará realizando ações voluntárias no dia 30 de junho, a exemplo de Caruaru. Todos os anos, cerca de 120 mil voluntários de 1 mil municípios participam da iniciativa. O presidente do Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, defende a importância do Dia de Cooperar:

“O Dia C é a versão brasileira da prática do Dia Internacional do Cooperativismo, que é proposto pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Essa data mundial versa a divulgação do cooperativismo como forma humanística de desenvolvimento. O Dia C é exatamente a prática da vontade mundial da ACI com base em dois pilares. O primeiro é colocar o cooperativismo em conformidade com o sétimo princípio doutrinário, onde pontua o Interesse pela comunidade. Já o segundo é fomentar o estímulo de ações de voluntariado. O Dia C é a conjuntura da doutrina e a prática. Neste dia 30, a escolha de uma escola de bairro, em um lugar popular, é algo simbólico e anuncia às autoridades, ao estado e a toda comunidade que ser feliz e comunhão é algo bastante possível”, concluiu o presidente do Sescoop/PE.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *