Em comemoração pela passagem do Dia Internacional do Idoso, celebrado em primeiro de outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) de Caruaru irá realizar uma programação especial a partir da próxima semana. Palestras, ações culturais e de saúde serão oferecidas aos idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social do município.
A programação irá se estender também para a Zona Rural, onde os Cras irão disponibilizar alguns serviços acadêmicos na área de saúde que serão ofertados em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. Uma equipe multidisciplinar da instituição estará disponível para oferecer os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, classificação do tipo sanguíneo, fisioterapia, exercícios físicos, orientações sobre higiene bucal e nutrição, entre outros.
“Elaboramos uma programação especial que reflete um pouco do dia a dia dos nossos centros, pensando na garantia dos direitos desse público, oferecendo lazer, cultura e conhecimento, além de alguns serviços”, pontuou a secretária executiva de Direitos Humanos da SDSDH, Ana Dourado.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006. A organização também entrou na luta pelas questões relacionadas à assistência dos idosos, assim como a integração dessas pessoas e participação na sociedade e a garantida de direitos como oportunidade de trabalho, lazer e para que eles possam viver em ambientes seguros. O dia 1º de outubro é reservado também para se pensar sobre todas as questões fundamentais a respeito dos direitos dos idosos.