Dia dos Pais deverá movimentar R$ 185 milhões em Pernambuco

Celebrado neste domingo (8), o Dia dos Pais deverá aumentar o movimento do comércio pernambucano nos próximos dias. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-PE apontou que 77,4% dos consumidores da Região Metropolitana do Recife pretendem comemorar a data de alguma forma neste ano. A expectativa é que a alta intenção de celebração resulte numa movimentação de R$ 185 milhões no estado.

O levantamento também revelou que a pandemia não exerceu forte influência nas intenções dos pernambucanos, já que o índice de intenção de comemoração em 2021 se assemelha aos números registrados em anos anteriores. Em 2018 e 2019, a intenção alcançou 80% e 76%, respectivamente.

A maioria desses pernambucanos, cerca de 60,4%, pretende realizar uma confraternização em casa, com pais, avós e demais familiares. A intenção de presentear a pessoa homenageada no Dia dos Pais foi apontada por 49,8% dos consumidores. Em média, o gasto com os presentes deverá ser de R$ 184, por consumidor, ficando em R$ 125 na faixa de 60 anos ou mais e alcançando R$ 200 na faixa de 18 a 29 anos.

“O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio no Brasil e deve movimentar R$ 6,03 bilhões no país. Em Pernambuco, a previsão é que a celebração movimente R$ 185,2 milhões. O objetivo da pesquisa é prover informações relevantes às empresas de comércio varejista e de serviços de alimentação da Grande Recife a respeito do perfil e das expectativas de comemoração”, explicou o assessor econômico da Fecomércio-PE, Ademilson Saraiva.

A comemoração em bares e restaurantes é esperada por 5,4% dos consumidores da RMR, proporção que é bem menor que a registrada em anos recentes, como em 2019, quando alcançou 13,1%, e concentra-se nas classes de renda mais elevadas. Para esse tipo de comemoração, o gasto médio estimado é de R$ 239.

O levantamento também apontou que os shoppings centers deverão receber a maior parte desse movimento, já que 41,2% pretendem comprar os presentes nesses locais. Em seguida, aparecem as lojas de comércio tradicional e o e-commerce.

AÇÕES PROMOCIONAIS

Se preparando para a celebração, os centros comerciais elaboraram algumas campanhas para atrair os clientes. O Shopping Recife está realizando uma ação do tipo comprou-ganhou para os consumidores. No mall, quem realizar R$ 350 reais em compras poderá ganhar um par de sandálias Havaianas, disponível em sete cores. A retirada do brinde está sendo realizada no espaço montado próximo à loja de Nagem. Além disso, o mall também oferece a Vitrine Virtual para os consumidores que desejam comprar on-line.

Já no Shopping Guararapes, os consumidores que realizarem compras de R$ 250 ganharão um kit com duas cervejas da Ekäut Premium Lager 500ml em embalagem comemorativa. Para retirar o brinde presencialmente, basta apresentar as notas fiscais e informar os dados no ponto de trocas, localizado no corredor da Le Biscuit. Nas compras feitas pela internet, para quem fizer um pedido único a partir de R$ 250,00, o kit será enviado junto com o pedido, com frete gratuito em um raio de até 15 km. O limite é de um brinde por CPF, e a promoção é válida apenas para pessoas maiores de 18 anos.

O Shopping Patteo Olinda também preparou uma ação promocional e irá presentear os clientes com vídeos personalizados. Durante a ação, os clientes poderão gravar vídeos em um cenário interativo e compartilhá-los com aqueles que amam. No espaço da campanha, montado no piso L2 entre os dias 3 e 8 de agosto, estarão à disposição diversos ícones para customização do fundo da tela onde o vídeo será gravado, representando as coisas que os pais mais gostam – esportes, comidas, cinema, música, livros, etc. “A ideia é que o cliente monte um cenário que seja a cara do seu pai, deixando a homenagem personalizada ainda mais especial”, explica Léo Dantas, coordenador de Marketing do Patteo Olinda.

No Shopping Tacaruna, a promoção é na modalidade compre e ganhe. Os clientes que realizarem R$ 350 reais em compras ganharão um presente extra: um fone de ouvido bluetooth personalizado do Tacaruna. Os clientes devem apresentar as notas fiscais das compras no balcão de trocas, localizado no segundo piso do mall, próximo à C&A, e retirar o brinde. A promoção é limitada a um fone de ouvido bluetooth por CPF. “Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, estamos otimistas com a recuperação forte do varejo. No Tacaruna estamos percebendo um aquecimento nas vendas em julho e que se fortalecerá em agosto, com a campanha do Dia dos Pais. Seguimos, também, com o canal de vendas online, onde o cliente tem opção de fazer as compras direto do conforto de casa, com frete grátis”, afirmou a superintendente do Shopping Tacaruna, Sandra Arruda.

Diario de Pernambuco

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *