Ao ingressar em uma universidade, o estudante precisa manter além do desempenho e disciplina, o controle com os gastos. Por estar iniciando na carreira profissional ou por possuir independência financeira, é necessário estar atento e não correr riscos, pois será necessário estar preparado economicamente após o término dos estudos. Para lhe ajudar, confira algumas dicas listadas pelo Juros Baixos.
1 – Defina um valor para lazer
Tenha em mente que você deve gastar no máximo 35% do seu rendimento mensal em lazer. 50% devem ser reservados para gastos essenciais e os 15% restantes para prioridades financeiras como pagamento de dívidas ou para uma reserva de emergência.
2 – Reutilize material didático
Peça aos seus veteranos a xerox da matéria emprestada ou divida com um colega. Além disso, verifique se não há os livros necessários para este período na biblioteca ou em pdf.
3 – Repense sua alimentação
Muitos estudantes acabam gastando muito com alimentação fora de casa e, muitas vezes para não pagar caro, trocam uma refeição por um lanche. Passe a levar marmitas e lanches de casa.
4 – Mensalidade
Se você estuda em uma faculdade particular, tente um desconto ou uma bolsa de estudos. Se sua situação estiver apertada, cogite a possibilidade de um financiamento.
5 – Otimize o seu transporte
Se você mora relativamente perto da sua faculdade, mas um pouco longe para ir a pé, que tal ir de bicicleta? É mais saudável, não polui o meio ambiente e te economiza a grana da passagem!
Encontre pessoas que façam o mesmo trajeto que você e que estejam dispostas a compartilhar o preço do combustível. O rateio desse valor sai mais em conta do que uma passagem de ônibus.
6 – Candidate-se a estágios
Uma maneira de aumentar sua renda e de dar uma turbinada no currículo é fazer um estágio. Além disso, tente uma vaga de monitor ou de pesquisa científica.