O número de lojas virtuais no país cresce a cada dia e a expectativa de faturamento desse setor para 2017 é de 10% a 15%, segundo um levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). De acordo com pesquisa feita pela Loja Integrada – plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do Brasil, o comércio eletrônico vive um bom momento e cerca de 56% dos empreendedores digitais começam o seu negócio com R$ 1 mil.
“As pesquisas mostram o bom momento do comércio eletrônico no Brasil. Em 2016, foram criadas em média 500 novas lojas por dia em nossa plataforma. Isso mostra que as pessoas estão investindo e vendo oportunidade de negócio no e-commerce”, explica Adriano Caetano, especialista em comércio eletrônico e fundador da Loja Integrada.
Mas o que é preciso para abrir uma loja virtual? Quais são os primeiros passos? Quais os melhores produtos para obter lucro mais rápido? Caetano separou algumas dicas e ideias para iniciar seu negócio com investimento inicial de até mil reais.
1)Pesquise seu público alvo: antes de ter o seu produto, pesquise quem será seu cliente. Converse com amigos e peça opinião sobre seu negócio. Leia sobre outras lojas que serão suas concorrentes e se inspire em ações que vão lhe ajudar a se destacar no mercado eletrônico. Promoções e programas de fidelidade com desconto podem atrair mais clientela nesse início.
2) Pesquise seu produto: invista em algo que você já conheça ou tenha afinidade. De acordo com a pesquisa da Loja integrada, os segmentos que mais cresceram em 2016 foram moda e acessórios com 24,7%, em seguida cosméticos e perfumaria com 10,4%. “Nesses setores, por exemplo, é possível abrir uma loja virtual com investimento de até mil reais, pois são produtos mais baratos e com lucros bons”, explica Caetano. A dica é focar em um nicho específico, assim é mais fácil ser reconhecido. Por isso é importante fazer a pesquisa de mercado. Faça com que sua loja seja a “melhor vitrine” do produto que escolheu.
3) Invista na divulgação: lembre-se que sua loja é virtual, então ela precisa aparecer de alguma forma. Invista em anúncios, divulgações e promoções nas redes sociais. Esse é um grande passo para que seu negócio dê certo. É importante ressaltar sobre os mecanismos de busca no Google, pois quanto mais acessível e preparada seu e-commerce estiver, mais fácil será de encontrá-la.
4) Valorize a entrega do seu produto: esse é o principal desafio para quem quer abrir uma loja virtual. Já pensou em fazer a entrega para todo o país? Você precisa garantir que seu cliente receberá seu produto no prazo estipulado e em boas condições. Planeje também a entrega em datas comemorativas e feriados. Especifique em seu site sobre prazo e limitação de entrega.
5) Disponibilize acesso para dispositivos móveis: mais de 60% das compras no Brasil são provenientes de dispositivos móveis – celulares e tablets. Verifique a compatibilidade do seu site para essas plataformas. Pesquise também sobre os meios de pagamento que seu cliente irá fazer.