Do Blog da Folha
O detalhamento da pesquisa Datafolha por região, divulgada nessa segunda-feira (20), registra uma curiosidade. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), só vence entre os eleitores da faixa de 0 a 2 salários mínimos (62% contra 38% de Aécio). Nas outras três faixas apresentadas no levantamento, o senador Aécio Neves (PSDB) está na frente: de 2 a 5 mínimos (52% a 48%); de 5 a 10 (63% a 37%); e mais de 10 mínimos (69% a 31%).
Indagados sobre qual a percepção têm em relação a quem é o candidato dos ricos e dos pobres, os eleitores tenham já feito essa leitura. A petista é apresentada como a que “defenderá os mais pobres”, sendo apontada como tal por 57% dos ouvidos, contra 26% das citações para o tucano.
Quando a pergunta é invertida ¬ “qual o candidato que defenderá os mais ricos” – 56% apontaram Aécio, contra 17% de Dilma.
A pesquisa ainda mostrou a divisão das intenções de voto por região. A candidata à reeleição cresceu em quatro delas, e manteve o percentual em outra, a Sul. Ou mesmo tempo, o tucano Aécio Neves fez o caminho inverso. Essa dança de percentuais mostra onde a petista buscou as intenções de votos para ultrapassar numericamente o candidato do PSDB.
De acordo com o levantamento, Dilma apresentou o maior crescimento na Região Centro-Oeste. Lá, ela pulou de 37% das citações para 44%, enquanto que Aécio caiu na mesma proporção, indo de 63% para 56%.
No entanto, o Nordeste continua sendo a região que dá a maior vitória para a petista. Ela tinha 68% das intenções de voto e variou positivamente em dois pontos, indo para 70%. O tucano está com 30%.