Dilma lidera entre os que ganham até dois mínimos

Do Blog da Folha

O detalhamento da pesquisa Datafolha por região, divulgada nessa segunda-feira (20), registra uma curiosidade. A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), só vence entre os eleitores da faixa de 0 a 2 salários mínimos (62% contra 38% de Aécio). Nas outras três faixas apresentadas no levantamento, o senador Aécio Neves (PSDB) está na frente: de 2 a 5 mínimos (52% a 48%); de 5 a 10 (63% a 37%); e mais de 10 mínimos (69% a 31%).

Indagados sobre qual a percepção têm em relação a quem é o candidato dos ricos e dos pobres, os eleitores tenham já feito essa leitura. A petista é apresentada como a que “defenderá os mais pobres”, sendo apontada como tal por 57% dos ouvidos, contra 26% das citações para o tucano.

Quando a pergunta é invertida ¬ “qual o candidato que defenderá os mais ricos” – 56% apontaram Aécio, contra 17% de Dilma.

A pesquisa ainda mostrou a divisão das intenções de voto por região. A candidata à reeleição cresceu em quatro delas, e manteve o percentual em outra, a Sul. Ou mesmo tempo, o tucano Aécio Neves fez o caminho inverso. Essa dança de percentuais mostra onde a petista buscou as intenções de votos para ultrapassar numericamente o candidato do PSDB.

De acordo com o levantamento, Dilma apresentou o maior crescimento na Região Centro-Oeste. Lá, ela pulou de 37% das citações para 44%, enquanto que Aécio caiu na mesma proporção, indo de 63% para 56%.

No entanto, o Nordeste continua sendo a região que dá a maior vitória para a petista. Ela tinha 68% das intenções de voto e variou positivamente em dois pontos, indo para 70%. O tucano está com 30%.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *