Dois estudantes do Diocesano participarão do Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados

Dois estudantes do Ensino Médio do Colégio Diocesano de Caruaru estão entre
os quatro pernambucanos selecionados para participar do Parlamento Jovem da
Câmara dos Deputados. Os alunos João Victor de Barros Felix e Caio Vinícius
de Oliveira Alves, ambos de 16 anos, estarão entre os dias 21 e 25 de
setembro com outros 76 jovens do país numa jornada parlamentar na Câmara
dos Deputados, onde atuarão como deputados federais.

O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia
realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é destinado a estudantes
do Ensino Médio de todo o Brasil. Através da simulação da rotina dos
trabalhos legislativos, o programa tem como objetivo despertar os jovens
parlamentares para a reflexão crítica e representação política através da
vivência do processo democrático.

O projeto de João Victor foi classificado em primeiro lugar em Pernambuco e
em sexto lugar no Brasil. Trata-se da proposta de criar uma prova unificada
para os estudantes do ensino público. “Eu vejo que as escolas públicas não
têm um padrão e, por isso, pensei neste projeto para criar uma avaliação
para que todas as instituições preparassem seus alunos de forma igualitária
para a prova”, explica o estudante João Victor, que cursa o 2º ano do
Ensino Médio no Diocesano.

Já a proposta de Caio tem como foco o meio ambiente. A sua ideia é oferecer
incentivos fiscais aos prédios públicos que construírem jardins verticais.
“O meu projeto partiu por observar que os grandes centros urbanos são feios
e não têm um ar puro. A criação de jardins verticais melhoraria a qualidade
do ar e ainda deixaria a cidade mais bonita. O meu projeto foi inspirado em
algumas ações da Europa, especificamente na Holanda, que já utiliza jardins
verticais. Em São Paulo, os jardins foram adotados ao redor de viadutos”,
analisa Caio, que pretende futuramente atuar na vida pública e vê a
participação no Parlamento Jovem como uma grande oportunidade de conhecer
novas opiniões e respeitar as diferenças.

Durante a sessão na Câmara em setembro, haverá eleição da mesa diretora e
os projetos irão para votação. Caso algum deputado se interesse pelas
propostas apresentadas, ele poderá apadrinhar o projeto, que passará por
uma votação entre os demais parlamentares até se tornar lei. O número de
representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal no Parlamento
Jovem foi feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São
Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11
parlamentares jovens, enquanto que Pernambuco, que tem 25 representantes,
enviará quatro jovens ao parlamento.

Os estudantes do Diocesano tiveram seus projetos orientados pelos
professores de História Veridiano Santos e Mázio Miguel. “A grande
contribuição que este concurso traz para o jovem é a compreensão da
funcionalidade do parlamento e o entendimento de todo o percurso para se
construir uma lei. O estudante fica sabendo o que é uma emenda
constitucional, um projeto de lei e um projeto de lei complementar”,
explica Veridiano. “O Parlamento Jovem faz com que o aluno perceba que o
estudo em sala pode servir para transformar a realidade”, comenta Mázio.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

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