Dom Fernando Saburido celebra missa para marcar o Dia Mundial das Comunicações Sociais

20180513161125734674o

Diario de Pernambuco

A missa realizada na manhã do domingo (14) pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Catedral da Sé, marcou o 52º Dia das Comunicações Sociais, o Dia das Mães e a Ascensão do Senhor – data em que a Igreja Católica celebra a volta de Jesus ao convívio de Deus. Durante o ato religioso, o arcebispo abordou a respeito da mensagem do Papa Francisco que defende que os meios de comunicação devem estar a serviço da verdade e alertou os fiéis sobre o prejuízo que a divulgação das chamadas fake news podem trazer para as imagens das pessoas.

O Dia das Comunicações tem como tema este ano “A Verdade vos tornará livres (Jo 8,32) – Fake news e o Jornalismo da Paz. Durante a missa, Dom Saburido destacou que o Dia Das Mães era oportuno para os fiéis avaliarem seus comportamentos e verificar se estavam levando para outras pessoas notícias verdadeiras. “O Papa pede que sejamos comprometidos com a verdade e não permita que falsas notícias virem realidade. Quando a imagem de alguém é manchada é difícil ser reconstituída. A verdade vos libertará e nesse Dia das Mães, quanta responsabilidade os país na orientação dos filhos”, ressaltou o religioso.

Em entrevista à imprensa, Dom Saburido falou sobre a proximidade das eleições no país e papel da igreja em levar mensagens de orientação para que as pessoas valorizem seu voto e não pratiquem fake news. “A mensagem do Papa foi para o mundo, não é diretamente para o Brasil, mas chega ao país numa hora oportuna. Precisamos colaborar para a transformação do Brasil. Aproveitar este momento de eleição para votar com seriedade, sem ceder às tentações que leve a pessoa a vender seu voto. É preciso votar com responsabilidade”, destacou.

De acordo com o religioso, é comum em período eleitoral, as fake news serem multiplicadas, mas é preciso ter coragem para denunciar. “A verdade é quem liberta. Nessa fase de eleição é comum as notícias falsas se multiplicarem. Cabe a nós como cristãos ter a coragem de denunciar”, alertou o arcebispo.

Nova missão – Durante a missa, o padre italiano Alessando Corazza tomou posse como vigário episcopal do Vicariato para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. Ele atuava em Igarassu. Com a saída dele, assumirá o padre Hélio Nascimento como vigário episcopal do Vicariato Igarassu. A cerimonia de posse será na segunda, às 19h30, na matriz de São Francisco, em Vila Torres Galvão, em Paulista, onde o religioso atua como padre.

Além do Dias das Mães, o domingo marca os 101 anos da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. A partir das 17h os fiéis do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no antigo Colégio Nóbrega, na Boa Vista, sairão em procissão pelas ruas do bairro. À noite, o arcebispo Dom Fernando Saburido celebrará uma missa, às 19h. O santuário foi o primeiro local construído para a santa no mundo em 1930.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *