Economia local na contagem regressiva para Páscoa

Pedro Augusto

Enquanto o São João não chega, os setores financeiros de Caruaru estão tentando aproveitar ao máximo a lucratividade, que tradicionalmente é proporcionada pela Páscoa. A partir deste fim de semana, a expectativa é de que segmentos locais como o de serviços e o comércio aumentem os seus respectivos faturamentos, impulsionados, em grande parte, pelo início da encenação do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, também no Agreste do Estado. Nunca é demais relembrar que a economia da Capital do Forró sempre costuma alargar o seu desempenho neste período específico, haja vista que a cidade fica a poucos quilômetros do município de Brejo, bem como ainda dispõe de diversos atrativos em termos de opções turísticas.

O tradicional complexo de feiras do Parque 18 de Maio, no Centro, é um deles. Dotado de centenas de bancos e lojas, que oferecem de artigos de barro a vestuários das mais variadas linhas, o Parque deverá ser bastante visitado nesta Semana Santa – deste sábado (13) até o Domingo de Páscoa (21).

Quem não vê a hora da demanda redobrada passar a circular no local é a feirante Socorrinho do Artesanato. À reportagem VANGUARDA, ela se mostrou empolgada com a lucratividade, que é esperada para a época. “A Feira de Artesanato, tradicionalmente, costuma receber, a cada Páscoa, um número significativo de turistas advindos de todo o país, que vêm assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo. Em 2019, a tendência é de que também vendamos bastante produtos de barro, a partir deste primeiro final de semana da Semana Santa. Com uma lembrancinha vendida aqui, outra acolá, vai dar para lucrar bem neste período específico. O que será muito bem-vindo, haja vista que, pelo menos até agora, o movimento na feira tem sido abaixo do esperado. O São João também se aproxima e a expectativa é de faturamento redobrado, em junho”, analisou Socorrinho.

Outra comerciante do complexo de feiras que se encontra animada com a chegada da Páscoa 2019 é Maria Zênite, a Zita. Proprietária do Restaurante Mãe Beata, no setor gastronômico do Parque 18 de Maio, neste ano, ela espera faturar ao menos o semelhante em relação ao mesmo período de 2018. “Estou participando pelo terceiro ano consecutivo do projeto Festival Comida de Feira, que costuma puxar para cima os nossos desempenhos durante esta época. Inclusive, na semana passada, um casal já havia procurado o Mãe Beata para experimentar o nosso prato no projeto. Este último leva mungunzá, mão de vaca, bacon, calabresa, dentre outros ingredientes, que são bastante apreciados por todos os consumidores. Devemos lucrar bem nesta Páscoa 2019”, previu.

Desenvolvido desde 2017 pela Prefeitura de Caruaru, neste ano, o Festival Comida de Feira foi iniciado na última terça-feira (9). O evento gastronômico segue até o próximo dia 21 e faz parte da programação do “Caruaru Por Paixão 2019”. Ao todo, 12 restaurantes estão fazendo parte do circuito, sendo cinco da Feira de Caruaru, bem como sete são espalhados em outros pontos da cidade. O festival tem o objetivo de levar para os turistas e para os caruaruenses novas experiências gastronômicas, proporcionando o emponderamento dos feirantes e movimentando a economia local através da oferta de pratos com preços populares.

Ingredientes como jerimum, macaxeira, carne de sol, charque e queijo coalho estão presentes no cardápio do festival, que tem desde um purê de macaxeira defumado com bode guisado até o hambúrguer artesanal de cordeiro com queijo de manteiga. O valor máximo cobrado pelos pratos é de R$ 28. Quem está participando do circuito gastronômico vem recebendo um cartão fidelidade com seis espaços a serem preenchidos. O total preenchimento do cartão dará direito a uma premiação. É obrigatório que o cartão tenha pelo menos um carimbo de um dos restaurantes da feira. O prêmio deverá ser resgatado na Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

Outro restaurante que está participando do Festival de Comida é o Salatta. Esta é a segunda vez em que a casa encontra-se com um delicioso prato enriquecendo a culinária local. “Ele leva jerimum com patinho, bem como outros ingredientes que fazem parte do nosso setor gastronômico. Por sinal, este último tem sido muito impulsionado neste período do ano, não só por conta da Páscoa, mas também devido ao festival, que tem estimulado os consumidores a apreciarem os pratos oferecidos. Toda cadeia gastronômica local costuma faturar de forma satisfatória na Semana Santa e não deverá ser diferente em 2019”, destacou o empresário André Teixeira Filho.

Hotel

Assim como o polo gastronômico, a rede hoteleira de Caruaru enxerga no vivenciar do período de Páscoa, a oportunidade ideal para garantir lucratividade no primeiro semestre. De acordo com a gerente geral do Grande Hotel, Neide Araújo, a época de celebração funciona como o “start” inicial para o intervalo de alta temporada. “Depois dela, Caruaru entrará em contagem regressiva para o São João – ponto alto do ano em termos de lucratividade para o setor. O interessante é que, diferentemente de temporadas anteriores, em 2019, a demanda por reservas de quartos para essa época de Páscoa se encontra superior para o ponto alto da festa, ou seja, da Quinta-feira (18) até o Domingo de Páscoa (21), do que este primeiro final de semana de celebrações”, informou.

Segundo o empresário Sérgio Melo Gomes, proprietário de três hotéis em Caruaru, a gama de turistas que costuma se hospedar com maior frequência na Capital do Agreste durante a Semana Santa é oriunda de estados vizinhos a Pernambuco e, em 2019, a tradição será cumprida. “A partir deste fim de semana, iremos hospedar turistas de vários estados do Nordeste, com maior destaque para os da Bahia e de Sergipe. O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e os eventos promovidos através do Caruaru Por Paixão são os principais responsáveis pela alta demanda de turistas neste intervalo do ano na Capital do Agreste”, concluiu.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *