Alunas egressas do curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, juntamente com duas professoras do curso, lançaram um livro com os seus respectivos trabalhos de conclusão de curso. A obra é denominada “As Interfaces da Pedagogia” e conta com 192 páginas, sendo editada pela Livro Rápido Editora. Foram selecionados oito trabalhos de conclusão, organizados e revisados pelas professoras Ane Monteiro e Daniele Veras.
O livro teve como autoras as ex-alunas Bruna Silva, Janailda Bezerra, Janaína Santos, Meriany Macêdo, Miriam Alves, Naamá Thaís, Thaís Costa, Thatyelle Lima e Valclécia da Silva. As temáticas abordadas foram: Recortes teóricos e interpelações sobre o desenho infantil como fala oculta das crianças; Um olhar sobre as contribuições de Lev Vigotski à educação inclusiva; Os desafios do ensino fundamental I e nas salas de atendimento educacional especializado; Psicogênese da língua escrita: o conhecimento desta teoria por parte do professor alfabetizador; A importância da família na escola: uma abordagem nas series iniciais do Ensino Fundamental; Limites e perceptivas na formação de professores da Escola do Campo; A prática docente frente ao ensino de alunos surdos: um olhar sobre a interação e a linguagem; Avaliação de alunos com autismo na educação infantil: um recorte de sala de aula.
A professora Ane Monteiro, uma das organizadoras, destaca a importância do livro. “Nossos alunos da UNINASSAU possuem um potencial acadêmico que necessita ser divulgado e cada vez mais estimulado. Esse livro foi uma das oportunidades de divulgar esse potencial e fazermos parte dessa linda história acadêmica. Este trabalho é um presente, por ter sido nossas orientandas determinadas e estudiosas em suas investigações científicas”.
Já a professora Daniele Veras ressalta que a ideia do livro surgiu devido à qualidade dos trabalhos apresentados na conclusão do curso de Pedagogia. “Entendemos que aliado ao ensino, a pesquisa e a divulgação científica fazem parte da formação de nossos alunos. Com a ideia em mãos, os alunos prontamente toparam e a coordenação deu total apoio. Foi um trabalho tranquilo pois revivemos todo o processo de produção do texto dos alunos e pudemos então, divulgar as pesquisas que estão sendo feitas no curso de Pedagogia da UNINASSAU Caruaru”, afirma a docente.
A pedagoga, formada pela UNINASSAU, e atualmente aluna da pós-graduação em Psicopedagogia mesma IES, Miriam Alves, foi uma das autoras do livro e explica como se deu o processo construtivo do texto. “Colocamos não só nossos pensamentos, mas nossas ideologias, a forma como vemos, aprendemos e desejamos que seja a educação de nosso país. Este livro, para maioria de nós, é a simbologia e a recompensa pelos nossos esforços, nossos sacrifícios, nossa luta em prol do conhecimento e a conquista de mais uma etapa na busca pelo saber. A experiência adquirida durante a produção deste livro nos impulsionou a seguir em frente buscando sempre mais e nos aprofundando no conhecimento que nunca é pleno ou acabado”, explica.