Egressos da UNINASSAU lançam livro sobre interfaces da Pedagogia

Alunas egressas do curso de Pedagogia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, juntamente com duas professoras do curso, lançaram um livro com os seus respectivos trabalhos de conclusão de curso. A obra é denominada “As Interfaces da Pedagogia” e conta com 192 páginas, sendo editada pela Livro Rápido Editora. Foram selecionados oito trabalhos de conclusão, organizados e revisados pelas professoras Ane Monteiro e Daniele Veras.

O livro teve como autoras as ex-alunas Bruna Silva, Janailda Bezerra, Janaína Santos, Meriany Macêdo, Miriam Alves, Naamá Thaís, Thaís Costa, Thatyelle Lima e Valclécia da Silva. As temáticas abordadas foram: Recortes teóricos e interpelações sobre o desenho infantil como fala oculta das crianças; Um olhar sobre as contribuições de Lev Vigotski à educação inclusiva; Os desafios do ensino fundamental I e nas salas de atendimento educacional especializado; Psicogênese da língua escrita: o conhecimento desta teoria por parte do professor alfabetizador; A importância da família na escola: uma abordagem nas series iniciais do Ensino Fundamental; Limites e perceptivas na formação de professores da Escola do Campo; A prática docente frente ao ensino de alunos surdos: um olhar sobre a interação e a linguagem; Avaliação de alunos com autismo na educação infantil: um recorte de sala de aula.

A professora Ane Monteiro, uma das organizadoras, destaca a importância do livro. “Nossos alunos da UNINASSAU possuem um potencial acadêmico que necessita ser divulgado e cada vez mais estimulado. Esse livro foi uma das oportunidades de divulgar esse potencial e fazermos parte dessa linda história acadêmica. Este trabalho é um presente, por ter sido nossas orientandas determinadas e estudiosas em suas investigações científicas”.

Já a professora Daniele Veras ressalta que a ideia do livro surgiu devido à qualidade dos trabalhos apresentados na conclusão do curso de Pedagogia. “Entendemos que aliado ao ensino, a pesquisa e a divulgação científica fazem parte da formação de nossos alunos. Com a ideia em mãos, os alunos prontamente toparam e a coordenação deu total apoio. Foi um trabalho tranquilo pois revivemos todo o processo de produção do texto dos alunos e pudemos então, divulgar as pesquisas que estão sendo feitas no curso de Pedagogia da UNINASSAU Caruaru”, afirma a docente.

A pedagoga, formada pela UNINASSAU, e atualmente aluna da pós-graduação em Psicopedagogia mesma IES, Miriam Alves, foi uma das autoras do livro e explica como se deu o processo construtivo do texto. “Colocamos não só nossos pensamentos, mas nossas ideologias, a forma como vemos, aprendemos e desejamos que seja a educação de nosso país. Este livro, para maioria de nós, é a simbologia e a recompensa pelos nossos esforços, nossos sacrifícios, nossa luta em prol do conhecimento e a conquista de mais uma etapa na busca pelo saber. A experiência adquirida durante a produção deste livro nos impulsionou a seguir em frente buscando sempre mais e nos aprofundando no conhecimento que nunca é pleno ou acabado”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *