Eleição para presidência da Câmara dos Deputados será na próxima quinta

Terá início às 9 horas da próxima quinta-feita, dia dois de fevereiro a eleição para os 11 cargos que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara dos Deputados entre 2017 e 2019. Serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

Atualmente na prática, o cargo de presidente dará ainda a função de Vice-Presidente da República, já que no país não existe vice.O substituto automático do presidente Michel Temer, é o presidente da Câmara dos Deputados, nesse caso, o primeiro da linha sucessória.

O cronograma da eleição começa no dia 1º de fevereiro. Os partidos têm até as 12 horas dessa data para formar blocos parlamentares. Às 15 horas, será realizada uma reunião de líderes para a definição, pelos blocos, dos cargos a que têm direito.

O favorito é o atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Sua candidatura está sendo contestada na Justiça

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *