Em abertura do “Governo em REDE”, Marina Silva e Zé Gustavo defendem transparência na gestão

Durante a abertura do 1º Governo em REDE, que reúne em Brasília os prefeitos e vice-prefeitos eleitos pela REDE em 2016, os porta-vozes nacionais do partido, Marina Silva e Zé Gustavo, defenderam que os gestores desempenhem seu papel nos municípios com transparência e que busquem institucionalizar suas conquistas, para que elas sejam duradouras.

“Essa é a nova política: a transparência, a não-partidarização e não ‘fulanização’. A boa gestão é aquela que a gente não fulaniza, nem partidariza. É a aquela que gente institucionalizar. Temos que institucionalizar as conquistas para que elas possam continuar, independente do partido e do governo”, disse Marina, durante a abertura do evento na noite desta sexta-feira.

“A REDE está disposta a trabalhar diretamente com o poder que está na sociedade – e com a sociedade. Temos que mostrar que a política é de onde as soluções devem emergir. Uma as questões fundamentais do nosso governo é como ser mais participativo, como estar mais perto da sociedade. E, para isso, é importante que tenhamos uma prática de transparência, de prestação de contas”, disse o também porta-voz nacional Zé Gustavo.

Marina também fez um alerta aos novos gestores – o de que é preciso trabalhar com transparência e fazer sempre o bom uso do dinheiro público. “Política não é sinônimo de ascensão econômica. Quem usa a política como ascensão econômica, com certeza não deveria estar na política. O que a Lava Jato está mostrando aí é mais do suficiente para que façamos de tudo para ficar longe disso”, disse a porta-voz.

Falando para a plateia de convidados, de prefeitos e vice-prefeitos eleitos, os dois porta-vozes ressaltaram a importância das conquistas do partido, recém-criado e que ainda sofre com a falta de estrutura. “Fizemos uma campanha sem recursos financeiros, sem tempo de televisão e sem o suporte de ter um partido com estrutura. Mas nossa campanha também teve muita criatividade e muito compromisso de fazer uma nova política”, avaliou Marina.

“Na garra, na coragem e na vontade de fazer uma nova política, nós fomos eleitos. E eu digo para vocês: agora o trabalho vai ser puxado mesmo, pois a gente precisa mostrar nossa identidade. E quem vai ajudar nisso, principalmente, são vocês, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, que já têm um mandato. E as pessoas, a sociedade estão de olho em vocês”, disse Zé Gustavo.

“Temos a chance de mostrar na prática a que veio a REDE”, completou. Para Zé Gustavo, o encontro, que dura todo o final de semana, tem o objetivo de construir essa ponte de colaboração entre os eleitos e ajudar a criar o “jeito REDE de governar”, com participação da sociedade, transparência e, sobretudo, inovação e sustentabilidade.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *