Dentro da programação pelos dez anos da Lei Maria da Penha, celebrados durante o mês de agosto, a Comarca de Caruaru recebe, nesta quinta-feira (25/8), seminário voltado a debater o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O encontro, que tem como tema “Caruaru para as Mulheres e os dez anos da Lei Maria da Penha”, acontece no auditório do Campus I da Faculdade Associação Caruarense de Ensino Superior (Asces), a partir das 8h30. A unidade está localizada na Avenida Portugal, 584, no Bairro Universitário.
O encontro, no Agreste do Estado, é mais uma ação possível graças à parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (VVDFM) de Caruaru, o Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público de Pernambuco (NAM/MPPE), as secretarias Municipal e Estadual da Mulher e a Faculdades Asces. A coordenadora Estadual da Mulher, desembargadora Daisy Andrade, participará do evento acompanhada de magistradas, servidoras e representantes de instituições parceiras.
Mais – A VVDFM de Caruaru promoveu uma Roda de Diálogo para grupo de mulheres do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Centenário e comunidade local. A ação, em 18 de agosto, tratou de temas como gênero; cultura patriarcal; divulgação da Lei Maia da Penha; instalação da Vara especializada na cidade e da Rede de Enfretamento à violência contra a Mulher em Caruaru e no estado de Pernambuco; além da maior aproximação do Judiciário com a comunidade. O público mostrou-se participativo, tirando suas dúvidas e contribuindo com o diálogo sobre a importância de uma vida sem violência e com equidade de gênero.
Seminário no Recife – Nos próximos dias 29 e 30 de agosto, a Comarca da Capital recebe o seminário “Violência contra a Mulher: ainda precisamos falar sobre isso”. A atividade representa a culminância das ações efetuadas em todo o Estado, durante o mês, pelos dez anos da Lei Maria da Penha. Entre os palestrantes do encontro, estão as professoras Regina Célia Almeida Silva Barbosa e Véronique Marie Madeleine Durand e o professor Julio Jacobo Waiselfisz. Os convidados abordarão, entre outros aspectos, questões a respeito das características etárias, étnicas e sociais das vítimas; da responsabilização dos autores de violência doméstica e familiar contra a mulher; e dos avanços e desafios a partir da Lei Maria da Penha. Devido à intensa procura e ao encerramento das inscrições, uma lista de espera foi aberta disponível AQUI.