Em evento com executivos, Padilha elogia Maia e Rosso

Da Folha de São Paulo

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, reiterou a satisfação manifestada pelo presidente interino Michel Temer em relação à eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados, ontem, mas afirmou que o nome de Rogério Rosso (PSD-DF) também teria agradado ao Planalto.

A fala foi feita após encontro com executivos e empresários, na sede da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), em São Paulo.

“A posição do governo era a de que, sendo um deputado da base, seria o candidato eleito de acordo com a pretensão do governo. Aconteceu com o Rodrigo, muito bom. Se tivesse acontecido com o Rosso, muito bom.”

A única ressalva foi feita à candidatura de Marcelo Castro (PMDB-PI), segundo o ministro.

“Quanto a Marcelo Castro, o PMDB entende que não deveria postular a presidência da Câmara. Nós temos a Presidência da República e a do Senado. Teríamos que ter o respeito mínimo e um sentimento de republicanismo com os nossos parceiros, fazendo com que um dos nossos parceiros pudesse ter a presidência da Câmara”, disse Padilha.

“O partido entendeu que não deveria haver participação dos parlamentares na eleição do Marcelo. Não pedimos para ele retirar a candidatura, mas entendíamos que o PMDB não deveria disputar. A palavra do presidente Michel, a minha e a do núcleo duro do governo: queremos um presidente da base do governo. Nós não podemos ter risco de comprometer a nossa base de mais de dois terços da Câmara e do Senado.”

Mais cedo, Temer disse que ficou “felicíssimo” com a escolha do democrata e ressaltou que o resultado do processo parlamentar revela uma distensão do clima de animosidade que havia no país.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *