Em parceria com o Tubaratinado, Governo de Pernambuco lança campanha digital sobre banho de mar seguro

Como parte da campanha de sensibilização para banho de mar seguro, o Governo de Pernambuco, em parceria com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), lançou o primeiro de quatro vídeos que serão publicados através do perfil de Instagram Tubaratinado (@tubaratinado). O conteúdo pretende trazer para o ambiente digital educação ambiental através do humor.

O objetivo da ação digital é a sensibilização dos banhistas sobre os cuidados que devem ter antes de entrar na água do mar, para evitar incidentes com tubarões e afogamentos. Essa atenção vale para algumas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), no trecho de 33km de atenção, que abrange a Praia do Farol, em Olinda, até a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, Pernambuco tem 187 km de praias.

A ação é uma das medidas previstas no Plano de Educação Ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, o Peast-PE, publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) e construído em parcerias com outros órgãos do estado, universidades, prefeituras, organizações não governamentais

A gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Semas-PE e secretária executiva do Cemit , Danise Alves, explica que a educação ambiental é uma estratégia que promove mudanças comportamentais nas pessoas, permitindo a valorização do meio ambiente e o respeito por cada ser vivo. “Sensibilizar a população da Região Metropolitana do Recife de forma leve, lúdica e divertida sobre os tubarões e o banho de mar seguro é um grande passo para uma mudança de conduta da sociedade”, ressalta.

Campanha na praia e em mídias externas

No último dia 02 de março, o Governo de Pernambuco lançou, em parceria com o Cemit, a campanha de sensibilização para banho de mar seguro nas praias do litoral da RMR. “As estatísticas do Cemit mostram que julho e março foram os meses que mais registraram incidentes com tubarões em Pernambuco. Além da turbidez, as águas da chuva carregam para o mar muito material orgânico, atraindo os animais para a costa”, explica a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira.

Além das redes sociais, a campanha está circulando em mídias externas eletrônicas – através de totens digitais e mídias Out of Home (OOH) em mega led -, espalhadas por áreas de grande movimentação de pessoas, como parques, praças e terminais de integração -, e distribuição de materiais de papel reciclável, como leques, viseiras e sacos de coleta de lixo, além de promotores circulando pelas praias.
Os materiais em papelaria contém, no verso, dicas e orientações para o banho de mar seguro, além do QR Code que dá acesso ao Plano de Educação Ambiental Para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco (Peast-PE).

“No último ano, nos debruçamos sobre as estratégias que melhor têm funcionado para uma boa convivência entre tubarão e banhistas. Em todo o mundo, a educação ambiental vem se provando a mais eficaz. É o respeito ao ambiente marinho e a todo seu ecossistema, compreendendo o comportamento da fauna local, que nos dão segurança e consciência de como usufruir do mar sem riscos”, afirma Ana Luiza Ferreira.