Desde a criação da Rota 104, alguns municípios do Agreste já demonstraram uma vocação natural para a estruturação de um roteiro turístico de qualidade. Mas, a visita de uma equipe da Empetur, no dia 31 de março, expandiu ainda mais os horizontes de todos os envolvidos no trade das cidades de Agrestina, Lagoa dos Gatos, Panelas e Cupira, que agora integram a Região Turística denominada Encantos do Agreste. Representantes de bares restaurantes Comunidades Quilombolas reservas naturais artesanato gastronomia e cultura em geral formalizaram a Adesão intenção de fazer parte do mapa do Turismo brasileiro que será reeditado pelo Ministério do Turismo. Para Gil Marinho, técnico da Empetur, o encontro, sediado em Agrestina, deixou claro que tais municípios tem condições de se adequar para receber não somente visitantes regionais, mas também nacionais e internacionais.
Entre os assuntos tratados neste dia estiveram a criação de uma Instância de Governança, que funciona como uma espécie de conselho para o trade turístico de uma região; a entrega da documentação necessária para fazer parte da região turística oficialmente; e o esclarecimento de alguns assuntos que dizem respeito a toda a cadeia produtiva do Turismo na região. Estiveram presentes representantes públicos e privados, a exemplo de hotéis, restaurantes, meio ambiente, transporte, educação e saúde dos quatro municípios.
Tal representatividade impressionou Gil Marinho, que já vinha de outros encontros do tipo realizados em Recife, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe. “Aqui em Agrestina foi a reunião mais bem estruturada entre todas as que a gente passou e com a participação muito melhor também”, disse. O sucesso da articulação ocorreu através do envolvimento dos secretários Josenildo Santos (Agrestina), Adeilson Soares (Lagoa dos Gatos), Ruben Lima (Panelas) e Jozivaldo Alves (Cupira), além das diretoras de Turismo Anayran Santos (Agrestina) e Elielma Santos (Panelas). “Não é uma tarefa fácil, mas estamos nos dedicando a este trabalho de fortalecimento e temos a certeza de que colheremos os frutos do esforço de todo o grupo”, disse Josenildo, também presidente da Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e coordenador da Região Encantos do Agreste.
Todos estão otimistas com essa possibilidade, desde os secretários e dirigentes de turismo das cidades envolvidas e até mesmo os profissionais da Empetur. “Tem tudo pra dar certo. É uma região privilegiada geograficamente a culturalmente. Óbvio que teremos que fazer uma divulgação para essa região, mas vocês já estão dando aula em matéria de organização, união, participação dos municípios e interesse em investir na produção de material informativo que promova os destinos. Também vale salientar que existe a possibilidade real de atrair mais turistas com alto poder de consumo e vindos de outros países. Isso é fantástico”, completou. A afirmação de Gil diz respeito a uma demanda já existente na cidade de Lagoa dos Gatos, que possui uma Reserva Particular de Patrimônio Natural considerada um verdadeiro santuário de aves, a Pedra D’Antas. Dessa forma, pesquisadores de todo o mundo vão para cidade em busca de conhecimento através da observação desses animais.
Agora, tem início a fase burocrática do processo, com a avaliação dos documentos recebidos e a inserção dos mesmos no sistema do Ministério do Turismo. Após esta etapa, a Encantos do Agreste poderá, então, passar a fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, recebendo maior atenção e benefícios no que diz respeito ao desenvolvimento de toda a região turística. O novo documento deverá ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.