A Unidade Regional Agreste (URA) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) reuniu o conselho empresarial, na última terça-feira (8), de forma remota, para debater sobre o setor industrial da região Agreste. Entre os principais temas debatidos durante o encontro estão os interesses da indústria têxtil e de embalagem de plástico.
Na ocasião, o diretor da URA, João Bezerra, destacou a possível taxação do fio de poliéster, principal matéria-prima usada na indústria têxtil. “Atualmente, nós temos cerca de um milhão de profissionais formais trabalhando com confecções, então nos preocupamos que essa lei do Governo Federal afete diretamente a competitividade da indústria brasileira, já que os custos irão aumentar se, de fato, a taxação entrar em vigor”, disse.
O diretor adjunto regional da FIEPE, André Zarzar, ressaltou, por sua vez, a reunião realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para discutir sobre a desvantagem competitiva que está afetando a indústria de embalagens de plástico. “Nos últimos anos, o ministro Barroso aprovou uma norma que concede vários benefícios aos empresários da Zona Franca de Manaus, porém, esse cenário gera uma desvantagem competitiva para as indústrias de embalagens de plástico que estão localizadas em outras regiões. Por este motivo, me reuni com diversos empresários do setor para pedir a revisão dessa norma”, pontuou.
A coordenadora da Gerência de Relações Industriais da FIEPE, Tatiana Fernandes, também aproveitou a reunião para frisar a importância da participação dos empresários na Pesquisa do Programa Industrial do Agreste Pernambucano. “A pesquisa é muito importante para a economia da região, pois com essas informações os empresários poderão tomar decisões fundamentadas em dados e estatísticas, garantindo maior sucesso dos seus negócios”, disse.
Além disso, no encontro, João Bezerra e o conselheiro Wamberto Barbosa ressaltaram o resultado positivo da 36ª Rodada de Negócios de Moda em Pernambuco, enquanto a coordenadora de operações da URA, Julienny Lustosa, abordou as futuras ações da Unidade Regional do Agreste, que incluem a palestra “Conversando com RH”, o evento “Dia do Estagiário” e o curso “Gestão de Indicadores Comerciais”.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.