Empresas apostam em serviços grátis para atrair clientes

Fornecer ferramentas gratuitas, ajudar o cliente a vender mais e, apenas com o crescimento dele, começar a cobrar pelos seus serviços. Em tempos de economia fraca, esta tem sido a estratégia de muitos empreendedores para aumentar sua base de clientes.

Um exemplo é a Becommerce, – maior plataforma para gestão de vendas em marketplaces do Brasil – que acaba de lançar a primeira ferramenta totalmente gratuita para automação de vendas no Mercado Livre, a Becommerce Lite (www.becommerce.com.br/lite).

De acordo com Frederico Flores, especialista em comércio eletrônico e CEO da Becommerce, a versão “Lite” da plataforma tem como objetivo democratizar o acesso dos micros e pequenos empresários aos marketplaces oferecendo soluções profissionais que realmente dão resultado. “Geralmente os custos com essas tecnologias são altos e podem pesar no orçamento dos lojistas que estão começando. A ideia é que o empreendedor inicie com um plano gratuito e conforme for evoluindo, amadurecendo, invista em planos com mais ferramentas que o ajude a continuar crescendo”, explica.

Como funciona a Becommerce Lite?

A plataforma gratuita oferece quatro módulos de gerenciamento que foram criados com objetivo de ajudar o lojista ganhar tempo com os processos e vender mais no Mercado Livre.

Conheça os quatro módulos

Gestão das vendas

Possibilita a administração de todas as etapas das vendas no marketplace, ou seja, é como ter um gerente virtual para sua loja capaz de controlar e facilitar cada passo das transações.

Resposta de perguntas

Segundo levantamentos realizados pelo Mercado Livre, quem responde as dúvidas dos clientes primeiro consegue fechar mais pedidos e passa na frente da concorrência. Pensando em facilitar essa demanda, o sistema diminui o tempo de resposta dos questionamentos dos clientes e permite aumento nas vendas.

Qualificação automática

Uma preocupação comum de quem tem loja no Mercado Livre é a necessidade de qualificar os clientes. Para facilitar a vida dos lojistas esse módulo permite que a classificação seja feita automaticamente.

Controle de anúncios

A tecnologia ainda possibilita alterar os anúncios em massa, ou seja, em poucos cliques é possível alterar preços, formas de frete, destacar promoções, entre outros.

Cresceu? Evolua também as suas ferramentas

Na versão paga, o sistema automatiza todas as etapas das vendas, desde o atendimento ao cliente até a entrega. Uma das ferramentas disponíveis permite responder todas as dúvidas dos clientes 24 horas por dia – sem intervenção humana. Além disso, o sistema monitora o preço da concorrência e diminui o valor dos seus produtos automaticamente, caso outra loja faça uma oferta. “O objetivo é ajudar o cliente a crescer e – quando sua operação se tornar mais complexa – oferecer um sistema mais robusto para automatizar o e-commerce”, explica Flores. A Becommerce tem mais 2 mil clientes que transacionam juntos R$ 2 bilhões por ano.

A versão gratuita atende as necessidades de quem está começando a empreitada como empreendedor, mas quando a loja cresce é necessário que o lojista tenha a disposição sistemas que englobe mais soluções e permita um desempenho melhor, integrando outros sistemas e processos.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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