Pedro Augusto
Assim como delineia a tradição, Caruaru deverá comportar, deste sábado (8) até o próximo domingo (16), um quantitativo elevado de turistas que serão espectadores do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus. Sofrendo também já há um bom tempo os impactos avassaladores da crise financeira nacional, o setor de serviços da Capital do Agreste está enxergando na Semana Santa a oportunidade ideal de reviver os tempos da “vaca gorda”, ao menos que seja por um período pequeno. Dos hotéis que foram consultados pelo Jornal VANGUARDA, na manhã da última segunda-feira (3), dois confirmaram a alta demanda por pacotes direcionados para esta época sazonal.
O Hotel Village Premium, por exemplo, que fica no Bairro Petrópolis, se encontra com todas as suas acomodações preenchidas para este fim de semana. De acordo com a gerente de reservas, Gislaine Soares, a procura por quartos também está alta para o intervalo da Quinta-feira Santa (13) até o Domingo de Páscoa (16). “Chegamos a nossa primeira alta estação de 2017. Ainda contamos com acomodações disponíveis para o período citado, porém ressaltamos que a demanda se encontra elevada, ou seja, no mesmo patamar da Semana Santa do ano passado. Nesta Páscoa, o Village será ocupado por diversos grupos de turistas da Bahia e de Sergipe, todos espectadores do espetáculo de Nova Jerusalém.”
No Maysa Plaza Hotel, no centro da cidade, o volume de reservas de quartos para o intervalo específico também está satisfatório. De acordo com a supervisora administrativa, Fernanda Soares, a demanda por acomodações para a Semana Santa 2017 se encontra equivalente a do mesmo período do último ano. “Além do tradicional espetáculo de Fazenda Nova, este ano o setor de hotelaria de Caruaru está podendo utilizar, como um aliado a mais para comercializar os seus pacotes, o ‘Caruaru por Paixão’. Como a sua divulgação foi feita numa época adequada, o projeto da prefeitura está funcionando como uma espécie de bônus para as empresas do segmento que estão tentando lucrar de forma redobrada no intervalo. Pelo menos aqui no Maysa, até agora, a procura por acomodações está significativa.”
Apesar de até agora não estar contabilizando demanda semelhante em relação às dos concorrentes, o Grande Hotel Caruaru, no Centro, também não deixará de lucrar na Semana Santa. Foi o que destacou a gerente de reservas, Neide Araújo. “Essa crise atrapalhou um pouco os planos dos turistas e, por conta disso, ainda contamos com quartos disponíveis para esta semana. Entretanto, não deixaremos de lucrar no período, haja vista que comportaremos centenas de turistas que desembarcarão em Caruaru para assistir, posteriormente, e no município vizinho de Brejo, o espetáculo da Paixão de Cristo. Para todos os dias ainda restam vagas.”
Conforme está sendo projetado pela hotelaria, o segmento local de bares e restaurantes também está com boas expectativas para a época sazonal. “Iremos participar com o nosso arrumadinho de camarão do Festival Comida de Feira, que, com certeza, nos dará uma visibilidade muito grande. Fora isso, estamos nos preparando para receber a visita de milhares de turistas de outros estados que virão até o Caruaru Shopping à procura de novidades em relação a produtos, sem falar naqueles consumidores da cidade e da região que já têm o Restaurante Pescatore como um das principais referências do Agreste em termos de frutos do mar. Então, nossas expectativas para a Semana Santa não poderiam ser outras, a não ser as melhores possíveis”, ressaltou a gerente de operações, Márcia Tinoco.
Festival Comida de Feira
A Feira de Caruaru, além de servir de inspiração para a música, agora inspira chefs renomados, que criaram o Festival Gastronômico Comida de Feira. O evento consiste em oferecer um roteiro gastronômico, junto a 13 restaurantes da cidade, onde cada estabelecimento participante oferecerá um prato criado especialmente para o projeto.
Os chefs de cozinha Rivandro França, Claudemir Barros e Raul Nunes visitaram a feira e conheceram de perto o que é produzido e vendido no local e que virou material de inspiração para os pratos que vão ser oferecidos durante o festival.
As criações representarão a feira e toda a variedade e diversidade cultural que o espaço representa. Tem bacalhau, tilápia, carne de sol, camarão, hambúrguer de carne de charque e mais um monte de artigos que são facilmente encontrados na feira.
O evento trouxe à cidade, pela primeira vez, o chef brasileiro radicado em Londres, Geo Bassani, que passeou pela feira acompanhado dos chefs dos restaurantes participantes e, ainda, deu uma palestra sobre empreendedorismo, no último dia 29, na Acic.
Outra ação do festival será realizada no dia 11 de abril, com os três chefs ministrando aulas de culinária no Espaço Popular Presidente Lucílio Souza, na Feira de Artesanato. O intuito é apresentar a riqueza de Caruaru e seu potencial gastronômico aos turistas e moradores da cidade, através de um atrativo que serão os pratos desenvolvidos exclusivamente para essa ação, que ocorre de 8 a 15 de abril, em cinco restaurantes da feira e em oito espalhados pela cidade. A iniciativa do Comida de Feira é da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru e faz parte do projeto Caruaru por Paixão.
Má Fama
A Rua Silvino Macedo, mais conhecida como a Rua da Má Fama, está passando por um processo de ressignificação e requalificação e todas as ações do projeto Caruaru por Paixão serão voltadas para isso. A rua será interditada, nos dias 13, 14 e 15 de abril, das 18h às 2h, com diversas atividades culturais, inclusive shows com artistas regionais. Além disso, mais de dez bares e restaurantes estarão funcionando para receber os visitantes, que poderão, ainda, conferir a feirinha de economia criativa que contará com mais de dez expositores, entre moda, arte, decoração e gastronomia.
Os shows serão realizados entre 20h e 2h e a segurança do local será feita pela Polícia Militar e agentes da Destra. A interdição será feita a partir da quarta-feira (12), quando a montagem do palco deverá ser finalizada. A feirinha será realizada na Rua Padre Félix Barreto, que também estará interditada e cujo fluxo será liberado apenas para moradores.
Programação
Feirinha de Economia Criativa
Quinta-feira (13) – das 20h às 2h
Sexta-feira (14) – das 16h às 2h
Sábado (15) – das 16h às 2h
Shows
Dia 13/04 (quinta-feira)
20h – Renilda Cardoso
21h30 – Savinho
23h – Valdir Santos
0h30 – Fim de Feira
Dia 14/04 (sexta-feira)
20h – Erisson Porto
21h30 – Lucas dos Prazeres
23h – Maciel Salu
0h30 – Radiola Serra Alta