Encontro de Formação em Rede reúne professores de Caruaru

Centenas de professores da rede municipal de ensino, da cidade e do campo, participaram do Encontro de Formação em Rede que aconteceu, nesta segunda-feira (04), durante todo o dia, no auditório do Centro de Convenções – SENAC. O evento contou com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

“Hoje, a Secretaria de Educação trabalhou dois momentos com nossos professores, que lecionam desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental II, para discutir como se trabalha o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola e também a construção de uma cultura de paz, para isso, a gente precisa desenvolver toda uma metodologia que está sendo trazida para o município pela Prefeitura de Caruaru”, afirmou Raquel.

O tema: Competências Socioemocionais no Contexto Escolar foi apresentado pelo Mestre em Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), João Roberto Araújo, que deixou o corpo docente de olhos e ouvidos atentos durante as palestras.

“Mais do que os conteúdos da lógica Matemática, Linguística, História e Geografia é preciso perceber orientações de como conviver melhor. Não adianta eu ser ótimo em qualquer disciplina e ser uma pessoa triste, cheia de ansiedade e infeliz. Nós não devemos educar as crianças somente para passar no vestibular e ter um bom emprego, é necessário trazer temas que estão esquecidos na educação. É preciso educar as emoções, porque se eu não sei lidar com a raiva, os ciúmes e a ansiedade, eu acabo criando comportamentos destrutivos para mim mesmo e para o outro”, advertiu o professor João Roberto.

Segundo a Secretária de Educação, Marta Medeiros, a convocação de todos os educadores da rede foi para despertar uma reflexão e também uma provocação para eles percebam que no espaço escolar, além das habilidades cognitivas, existem as capacidades socioemocionais.

“É indispensável entender que as crianças e jovens trazem consigo diversos conflitos, muitas vezes, causados no ambiente em que convive, e até mesmo na própria escola. Essa desordem emocional é levada para dentro das salas de aula, por isso, é preciso que o professor perceba a importância dele se aproprie dessa metodologia para desenvolvê-la em sala de aula e, com isso, é criada uma forma de dialogar inserir um diálogo leve e visando uma relação de confiança e segurança com alunos”, destacou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

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