Esmeraldo Santos será candidato a prefeito em São Caetano

“Estou pronto para voltar à política”
Wagner Gil
O blog traz uma matéria especial com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Caetano, Esmeraldo Santos, atualmente no Solidariedade. Bastante ligado ao ex-governador Eduardo Campos, ele chegou a ser reeleito deputado estadual pelo PR, mas teve seu mandato cassado, segundo ele, devido à perda de prazo de sua defesa no processo que respondeu junto à Justiça Eleitoral. Esmeraldo também tinha mais de 20 processos de improbidade, todos eles como gestor do Executivo. “Não devo nada. Estou livre e sou candidatíssimo”, disse.
  
Esmeraldo tem uma trajetória política que lhe rendeu um mandato de vereador (1993-96), dois de prefeito (1997-2004) e um de deputado estadual em 2006, com 29.350 votos. “Fui reeleito para a Alepe com mais de 33 mil votos, mas houve aquele erro e fui cassado”, comentou, referindo-se à perda de prazo. “Hoje sou evangélico e entendo que era assim que tinha que acontecer. Mas nunca desisti de lutar pelo povo de minha terra, o povo de São Caetano”, afirmou o político.

Ele também falou do ostracismo e de sua ligação com a atual cúpula do Governo do Estado. “Não tenho acesso a eles. Quando um político está sem mandato e sem dinheiro, essas coisas acontecem. O pessoal do governador e do PSB nunca me procuraram”, disse Esmeraldo. 

Ele informou que, durante todo esse tempo que está sem mandato, usou para fazer uma reflexão e viu que vale a pena voltar a disputar uma eleição. “É uma questão de vocação. Por onde ando, o pessoal de São Caetano reclama de tudo. Falta estrutura, educação e saúde precárias e a zona rural está esquecida. Esse é o retrato da cidade”, disparou.

O político que tem um filho vereador pelo PSB de Cachoeirinha (Esmar Santos) disse que não tem interesse que ele deixe a base do governo. “Ele tem feito um excelente trabalho como vereador. Iria ser candidato a prefeito, mas atendeu a um pedido do governador Eduardo Campos para unir o partido em Cachoeirinha.” Indagado como faria campanha sem apoio forte e sem dinheiro, Esmeraldo disse que seu legado como prefeito é seu principal cabo eleitoral.

Ele citou a construção de várias escolas e a aplicação de asfalto em estradas da zona rural. “Na época que fui prefeito, fiz seis quilômetros de asfalto na zona rural. Foram mais de 30 novas escolas e segundo grau nos distritos. O povo não esquece”, disse o ex-deputado. 

Na visita que fez ao VANGUARDA, Esmeraldo lembrou que seu foco será levar indústrias para gerar emprego e desenvolver o município. “Na época conseguimos uma montadora de moto para São Caetano através de Eduardo, mas as condições da economia mundial travaram o projeto”, lembrou.

Ele avaliou o governo de Dilma como ‘péssimo’ e esquivou-se em relação ao Governo do Estado. Falou ainda sobre a reprovação das contas no TCU e as mudanças no rumo da economia após as eleições. “Não vou avaliar o governo de Paulo Câmara. Não conheço os números. Tenho um filho aliado e não vou falar mal desse governo”, finalizou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *