Em meio ao mais populoso bairro de Caruaru, o Salgado, uma parcela significativa de crianças e jovens deixaram as ruas pelo tatame para a prática de um dos esportes mais tradicionais no mundo: o judô. Um projeto social desenvolvido na localidade há sete anos tem permitido revelar talentos no esporte, mas, sobretudo, mostrar o quanto é possível mudar a realidade marcada por exclusões sociais e, infelizmente, pela violência do bairro. O projeto Judô Comunitário Maurício Tibúrcio está comemorando atualmente a seleção de nove atletas e a convocação de outros três para mais uma etapa do Campeonato Brasileiro.
A seleção para o Regional-Região II da modalidade ocorreu no mês passado e agora os atletas locais estão investindo nos treinamentos para fazerem bonito na próxima etapa do Nacional, marcada para o próximo mês, em Aracaju-SE. Até lá, os jovens talentos estarão participando de certames preparatórios como o Campeonato Pernambucano, marcado para este sábado (18), no Estado. Em paralelo, a equipe caruaruense também se encontra à procura de patrocínio para custear as despesas com as viagens.
O projeto é gratuito e conta com a idealização e coordenação do judoca Maurício Tibúrcio. Os treinamentos vêm acontecendo de segunda a sexta-feira, nos três turnos, na Escola Municipal Professora Sinhazinha, na Rua Neco Lira, no Salgado. As turmas são separadas por faixa etária e peso com os seguintes critérios: a partir dos cinco anos e que sejam alunos da rede pública ou bolsistas da rede particular que tenham frequência escolar e bom rendimento nas salas de aulas.