A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, e o candidato ao Senado, André de Paula, estiveram no Exu, terra de Luiz Gonzaga, na tarde desta quinta-feira (18), à convite do ex-prefeito Jailson Bento. O prefeito de Granito, João Bosco (PT), também participou da atividade.
Marília, que tem suas raízes familiares no Sertão do Araripe, criticou o nível de descaso do atual Governo de Pernambuco com o município. “Quando a gente ouve os relatos das mulheres do Exu, como o da professora Áurea Lima, que está esperando seu primeiro filho e que não poderá tê-lo na sua terra, porque não há maternidade no município, entendemos porque o nosso estado está do jeito que está. Os relatos de mães como Áurea se repetem por todo Pernambuco”, afirma.
No Exu, por exemplo, não há UPA e nem UPAE. As mulheres precisam ir para Ouricuri ou Petrolina para terem seus filhos. Por isso, uma das propostas de Marília é a criação da Casa da Mulher Pernambucana, que dará assistência às mulheres de cidades que não têm estrutura materno infantil, além de incentivar, via critérios de distribuição do ICMS, os municípios a implantarem leitos e salas de parto natural.
Para o ex-prefeito Jailson Bento, a saúde e o abandono cultural do Exu são dois dos principais problemas da cidade. “Nossa esperança está em você, Marília, pois vivemos em um município muito sofrido. As mulheres do Exu não têm mais o prazer em dizer que seus filhos são da terra de Luiz Gonzaga. Do mesmo jeito que seu avô foi o homem da energia, você será a mulher da água, da saúde e da educação.”
O candidato ao Senado, André de Paula, seguiu o mesmo discurso de Jailson Bento. “Tenho certeza que Marília vai reerguer o nosso estado.”
Também estiveram no evento o vereador do Exu, Miguel do Sindicato, os ex-vereadores João Bento, Arnaldo Clementino, e o vereador de Granito, Cícero Modesto.