Anunciado pelo governador Paulo Câmara na semana passada, o novo voo Recife-Madri, pela companhia aérea Air Europa, do grupo Globalia, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (13.09). Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o chefe do Executivo estadual destacou que a conexão é resultado de uma importante parceria que vai muito além da ligação entre as duas cidades, pois fomentará diversos segmentos da economia pernambucana, gerando empregos, renda e oportunidades de negócio. O voo terá início no próximo dia 20 de dezembro
“Esta é uma parceria que vai muito além dos voos, pois vai gerar muito emprego, renda e negócios. O lançamento desse voo mostra que Pernambuco pode dar o retorno que as empresas querem em virtude dos nossos atrativos, da nossa forma de fazer negócio e de mostrar as oportunidades com muita transparência. Estamos fazendo uma parceria com um dos maiores grupos de turismo do mundo. Tudo isso demonstra, mais uma vez, que investir em Pernambuco vale a pena”, afirmou o governador Paulo Câmara, acrescentando que iniciativas como essa fazem com que o Governo do Estado esteja construindo o caminho do futuro, da conectividade e da atração de negócios.
O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, pontuou que a parceria é importante, sobretudo, pelo impacto do turista a partir da conexão. “Os turistas que virão, irão impactar as pousadas, as corridas dos taxistas, a vida do vendedor de água de coco, a venda do artesanato ou quem vende uma tapioca no Alto da Sé (em Olinda)”, disse o gestor, calculando que, ao todo, mais de 62 segmentos serão impactados com o novo voo.
Diretor geral da Air Europa no Brasil, Enrique Martín-Ambrosio, afirmou que o voo chega para ajudar na missão da companhia aérea de unir Europa e América. “Estamos chegando ao Recife para ficar. Temos a necessidade de voar para o coração do Nordeste. Temos acordo com todas as companhias aéreas brasileiras, o que vai permitir vender esse voo em todas as capitais da região”, assegurou. Enrique adiantou que as vendas de passagens aéreas para o trecho Recife-Madri serão iniciadas já nesta quinta-feira (14.09). Serão duas tarifas de lançamento: US$ 629 (passagem de ida e volta, sem direito a mala e sem as taxas referentes) e US$ 709 (passagem de ida e volta, com mala e também sem as taxas). A aeronave, cuja capacidade é para 299 pessoas, voará às quartas e sextas-feiras.
GANHE O MUNDO – Além de fortalecer o Turismo do Estado, a parceria entre o Governo de Pernambuco e o grupo espanhol Globalia também irá beneficiar a Rede Estadual de Educação. O Programa Ganhe o Mundo, que envia mil estudantes do Ensino Médio por ano para a realização de intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola, terá o número de vagas ampliado. Isso porque a companhia aérea Air Europa ofertará, a partir de 2018, passagens aéreas para os estudantes intercambistas do PGM com destino à Espanha.
“A parceria surgiu a partir de uma apresentação que fizemos mostrando que nosso maior valor é investir nas futuras gerações. O grupo Globalia sabe da importância disso, e, agora, o Programa Ganhe o Mundo ganha reforço e mais alunos vão para a Espanha”, pontuou o governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual também comentou que a parceria entre o Governo do Estado e a Globalia quanto aos cursos técnicos que serão ofertados só vão aperfeiçoar mão de obra pernambucana já tão preparada. Haverá programa de formação de professores e apoio para criação e desenvolvimento de novos cursos para os estudantes das escolas técnicas estaduais, a exemplo do Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Hospedagem. Os cursos fortalecerão tanto a educação como o turismo local do Estado, além de abrir novas oportunidades profissionais para os estudantes da rede estadual.
O secretário de Educação, Fred Amâncio, registrou que o governador Paulo Câmara está sempre pensando na importância da educação para o desenvolvimento de Pernambuco e que essa parceria é uma grande contribuição para a melhoria da Rede Estadual de Ensino. “Quando a gente junta Turismo e Educação, a gente fala sobre desenvolvimento. O grupo Globalia viu a importância do nosso programa. O grupo enviará mais 50 passagens por ano pra os estudantes”, afirmou o gestor, detalhando que, atualmente, 25 bilhetes aéreos são viabilizados. “O número de estudantes que vão à Espanha vai triplicar, consequentemente, vamos passar a ofertar mais vagas de curso de espanhol”, acrescentou Fred.
Também estiveram presentes na solenidade os secretários Marcelo Barros (Fazenda); Roberto Franca (Desenvolvimento Social); Ruy Bezerra (Controladoria); José Neto (Assessoria Especial); o presidente da Empetur, Adaílton Feitosa; a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça (representando o prefeito Geraldo Julio); o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antonio da Silva; o cônsul geral da Espanha no Nordeste, Gonzalo Fournier; o cônsul honorário da Espanha no Recife, Lucas Simon.
—