De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a geração Z – correspondente às pessoas que nasceram a partir do ano de 2001, e que cresceram num mundo imerso na tecnologia e nos avanços digitais – já representa 32% da população global em 2019, tendo se tornado numericamente mais expressiva que a geração anterior, nascida ainda no século passado. Frente a essa nova realidade, os negócios estão cada vez mais presentes nas redes e precisam se adaptar aos novos perfis de consumidores para se manterem vivos e competitivos. É o cenário no qual despontam os serviços de inteligência digital.
No ano passado, 94,4% das empresas brasileiras estiveram presentes nas redes sociais, afirma a pesquisa Social Media Trends. O número é expressivo, mas não trata da qualidade do uso dessas plataformas por esses empreendimentos, com foco no desenvolvimento dos negócios. “A maioria das empresas, grande ou pequena, já nota a eficiência do marketing digital para alavancar as vendas e mantê-las competitivas no mercado. Mas não basta apenas usar as plataformas e canais online para vender produtos e ofertas. As redes possuem um potencial muito maior que não pode ser desperdiçado quando se busca desenvolver uma marca”, explica Paula Dias, consultora mentora do Porto Digital e sócia da Nós da Rede, empresa prestadora de serviços digitais.
Com os consumidores cada vez mais imersos numa nova realidade e formatação cultural ligada às conexões feitas pela internet, as estratégias digitais tornam-se imperativas para as empresas que buscam crescimento. Ao passo em que a geração Z começa a atingir a maioridade, em 2019, passando a ter mais significância para o mercado, seus gostos e comportamentos vão influenciando também outras gerações. Sendo um grupo que não conhece um mundo que não seja digital e que não separa mais o online do off-line, a GenZ corresponderá a 40% dos consumidores globais até 2020, o que equivale a 44 bilhões de dólares em poder de compra, de acordo com a Pew Research.
Para o gerente da aceleradora de educação do Sebrae em Pernambuco, Thiago Suruagy, as conexões e novas formas de consumo e de interação com o mundo fazem parte de uma mudança cultural que precisa ser acompanhada pelas empresas para manter os negócios pulsantes. “Essa nova geração está completamente conectada e, daqui pra frente, as mudanças na sociedade e nos negócios serão cada vez mais velozes. Não dá mais para voltar atrás ou ficar parado no tempo. Muitos empresários, principalmente os mais tradicionais, ainda não veem que o cliente e o cenário mudaram. Nos últimos anos, a forma como interagimos, convivemos e consumimos mudou radicalmente e dois dos principais motivos foram a popularização dos smartphones e do acesso à internet”, pontua.
Serviços como gerenciamento de conteúdo e monitoramento digital, geração e conversão de leads, marketing digital, Google Ads, Youtube Advertising, Instagram Ads, mobile marketing, E-commerce, CRM, SEO e automação precisam estar cada vez mais no dia a dia das empresas. “O futuro é agora e a velocidade com que as mudanças estão acontecendo não permite que você ache que seu negócio está imune. A ruptura no seu mercado pode estar mais próxima do que você espera. Um dos primeiros passos para começar a se adaptar a esse novo cenário é deixar de ver seu cliente como cliente e passar a enxergá-lo como usuário. Quem estiver atento a essas movimentações e preocupado em implantar pequenas inovações constantemente sairá na frente”, declara Suruagy.
“O futuro dos serviços digitais está associado à inteligência. Não serve mais apenas entregar dados aos nossos clientes, é necessário que eles sejam lidos e traduzidos em estratégias possíveis e capazes de conduzir a jornada do cliente por um caminho prazeroso, simples e eficaz, criando e cultivando um relacionamento pessoal com ele”, finaliza Paula Dias.
Sobre a Nós da Rede – focada no mundo online, a empresa surgiu da soma da expertise em Marketing digital de Paula Dias, mentora do Porto Digital, com a experiência em comunicação empresarial de Antonio Tiné e Michele Cruz, sócios na Dupla Comunicação. Abrindo caminhos e possibilidades para as empresas atentas ao presente e ao futuro, a Nós da Rede surge para monitorar, extrair relatórios das plataformas digitais, interpretá-los explorando todo o potencial do ambiente online – e a partir deles, sugerir as estratégias mais eficientes a serem seguidas com foco no objetivo de cada negócio e no caminho do sucesso.