Estudantes de Paulista (PE) se apropriam da arte para estimular empatia e combater o cyberbullying

Para medir o comportamento online de jovens, uma pesquisa realizada em 2017 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que, de cada quatro crianças e adolescentes, um já foi tratado de forma ofensiva na internet, o que corresponde a 5,6 milhões de casos de cyberbullying contra meninos e meninas entre 9 e 17 anos. Vivendo em um cenário com altos índices de casos de cyberbulying por parte de alguns estudantes, jovens do Ensino Médio da Escola Estadual José Alencar Gomes da Silva, em Paulista (PE), se uniram para combater essa prática por meio do projeto “Adolescer”, um dos finalistas da última edição da premiação nacional Desafio Criativos da Escola.

Sensibilizados com a situação e buscando evitar os danos psicológicos causados pelas ofensas veiculadas na internet, um grupo de três jovens enxergou, na arte do teatro, uma ferramenta para estabelecer esse canal de diálogo e superação. Temas como empatia, relacionamentos abusivos, bullying, drogas, racismos, homofobia, vícios tecnológicos e suicídio foram colocados em pauta através de representações cênicas e coreografias do “Grupo de Teatro e Dança Ariano”. O grupo estreou um musical, que retrava a história de Ian, um garoto que sobrevive após uma tentativa de suicídio e que evita que seu melhor amigo cometa o mesmo erro.

O espetáculo foi apresentado no auditório da escola em setembro de 2018, mês de mobilização mundial contra o suicídio, trabalho que mobilizou e envolveu cerca de 100 estudantes. Além de abrir o diálogo sobre essas questões dentro da escola, os jovens foram convidados para apresentar a peça em outros colégios da região. O sucesso da ação foi tão grande que “Adolescer” entrou para o calendário da escola e passou a ser uma atividade anual. Neste ano, com a entrada de novos participantes, o grupo vai desenvolver novos textos relacionados à temática da adolescência para serem apresentados em forma de peça teatral no final do ano.

Inscrições abertas – Desafio 2019

Projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam transformando a escola ou a comunidade já podem ser inscritos na 5ª edição do Desafio Criativos da Escola. Tanto estudantes quanto educadores podem enviar suas ações até o dia 30 de junho de 2019 (Clique aqui e acesse mais informações). Neste ano, entre outros prêmios, os sete grupos selecionados enviarão representantes a uma viagem a Roma (Itália).

Em 2018, a premiação recebeu 1.654 projetos de todos os estados brasileiros. É possível se inspirar nos projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e em seu site que possui, entre outras coisas, um Material de Apoio aos educadores, um jogo voltado a estudantes, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

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