Estudantes do Diocesano apresentam trabalhos científicos em Porto Alegre

Estudantes do Colégio Diocesano de Caruaru participam, entre os dias 11 e 13 de junho, do IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar do Adolescente (Clioa), que será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Os alunos fazem parte da turma de Iniciação Científica, coordenada pela educadora Cirana Vasconcelos. “É um trabalho de toda uma equipe, que envolve professores e alunos. Com certeza, será uma experiência fantástica na vida acadêmica desses alunos. É um
resultado que todos do Diocesano têm de comemorar”, destaca Cirana.

O Diocesano será representado com quatro trabalhos, concluídos em 2014, por estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As pesquisas serão apresentadas para
uma banca composta por professores doutores. “Estou vivendo uma das melhores expectativas da minha vida. É um reconhecimento de um ano inteiro de trabalho e pesquisas”, explica Lucas Monteiro, autor de pesquisa sobre política. Os alunos precisaram atualizar e ampliar o estudo para compatibilizar com as exigências do Congresso.

Será a primeira vez que a Iniciação Científica do Diocesano apresentará trabalhos em um congresso internacional. De acordo os organizadores, a programação inclui sessões de mesas redondas, conferências, apresentações orais e de pôsteres, apresentações culturais. O evento reunirá mais de 700 estudantes e profissionais do Brasil e da América Latina.

Os trabalhos aprovados para o Clioa já foram apresentados na Fafica e na UFPE. São eles: “Psicopatas nasceram assim ou são constituídos socialmente?”, das estudantes Fabíola Vitória do Nascimento e Giovanna Lorena Monteiro Silva; “AIDS: O aumento de casos em jovens – mudanças na vida desde o diagnóstico”, de Gustavo Freitas Alves de Arruda; “Os adolescentes e suas ideologias no mundo político: Um estudo a partir do
olhar dos adolescentes entre 16 e 18 anos”, da dupla Lucas Iago Bezerra Monteiro e Steffane Katarine Neves de Oliveira; e o trabalho “Gravidez na adolescência: Um estudo desenvolvido em uma escola pública no município de Caruaru – PE”, de autoria de Janaina da Graça Bezerra Silva.

O trabalho da Iniciação Científica no Diocesano já contabiliza outras participações em jornadas e congressos, locais e nacionais, a exemplo da Mostra Acadêmica da UNIMEP, em Piracicaba-SP, onde já participamos em 2 edições.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *