Três estudantes do Colégio Diocesano de Caruaru estão integrando a primeira diretoria jovem da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Accacil). Composta por cinco membros, a Accacil Jovem tem como proposta estimular a participação de crianças e adolescentes no caminho da cultura e da literatura.
Raiane Lúcia, Renato Antônio e Rebecca Maciel foram convidados para o projeto por seus avós, que já são acadêmicos na Accacil. Raiane e Renato são netos do acadêmico Renato Cabral e Rebecca é neta da acadêmica Malude Maciel. “A gente vai ter a oportunidade de expandir a cultura para o jovem, fazer com que eles se interessem por cultura”, afirma Raiane, de 13 anos, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental II, que é uma amante da leitura. “Eu sempre levo uma frase pra mim: ler é como respirar, é essencial para a vida”, diz.
O próximo passo após a posse, ocorrida em 29 de março, é definir os cargos da diretoria. De acordo com a estudante Rebecca Maciel, também de 13 anos e aluna do 9º ano do Ensino Fundamental II, a sua participação na Accacil Jovem foi estimulada pela família, que está dando o maior apoio ao projeto. “Eu gosto muito de ler e vou ficar ainda mais envolvida, através das ações da academia”, afirma.
Já o jovem Renato Antônio, de 12 anos, e aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II, espera seguir os passos dos acadêmicos da Accacil. “Pretendemos trazer mais pessoas para a Accacil Jovem e torná-la tão organizada quanto a academia maior. Espero que Caruaru tenha mais opções para os jovens para que possam se aproximar da cultura”, analisa.