Todas as Secretarias envolvidas nas ações para que Águas Belas esteja entre as cidades que receberão o Selo Unicef Município Aprovado apresentaram os resultados das ações desenvolvidas nos últimos anos. O evento ocorreu na quinta-feira, 21 de julho, no Colégio Municipal Gerson de Albuquerque Maranhão, com apresentações de resultados para a representante do Unicef, Rosa Marques, também responsável pela avaliação.
Cada sala do Colégio Municipal tinha um tema. A Secretaria de Saúde demonstrou como funciona o Samu, incluindo o Samu nas Escolas, os resultados de campanhas contra a dengue, programas voltados para mães e bebês e até para fumantes que desejem largar o vício. A Secretaria de Educação levou até o local, além de outros, o conceito da Árvore da Leitura. Em outras salas, estavam dispostos detalhes das aulas de música, dança e artes marciais entre outros. E ao final, alunos apresentaram musicais, interpetação e banda marcial.
De acordo com Ilma Gomes, secretária de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef, esse reconhecimento será de “extrema importância para uma cidade como Águas Belas porque trará visibilidade para todas as ações realizadas no município”. “Tudo o que desenvolvemos é com base na melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes daqui para oferecer outros horizontes e retirá-los do risco de se envolver com drogas, crimes e prostituição”, detalha.
No Selo Unicef, os municípios são agrupados, de acordo com sua realidade socioeconômica, e nesta edição são avaliados a partir de três eixos: Impacto Social; Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O resultado se Águas Belas foi aprovada ou não com o Selo Unicef Município Aprovado será divulgado em até dezembro deste ano.