Ex-prefeita de Jupi declara apoio a Sílvio Costa

Em mais um ato da agenda de encontros pelo Agreste pernambucano, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa (Avante), conquistou, nesta sexta-feira (8), o apoio da ex-prefeita e líder da oposição do município de Jupi, Celina Brito, do PDT, ao projeto senatorial das eleições 2018.

Prefeita por dois mandatos – 2013/2016 e 2009/2012 -, Celina Brito é uma das principais lideranças políticas femininas da microrregião de Garanhuns. “A lealdade é uma característica de Sílvio Costa, e na política isso é fundamental. Foi leal a Dilma, é leal a Lula. Sílvio é o fato novo na disputa ao Senado”, declarou a ex-prefeita Celina Brito.

Distante 184 Km do Recife, Jupi – denominação que na linguagem nativa significa espinho agudo – emancipou-se do município de Angelim em 1958, está inserido no Planalto da Borborema e nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Una, possuindo uma população 13,7 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE.

Vizinho de Jucati, Lajedo e Calçado, Jupi se orgulha de fazer parte de uma passagem histórica de Pernambuco, um episódio que é narrado pelos jupienses. À época da guerra do Paraguai, um jovem desertor foi preso nas imediações de Bom Conselho, sendo encaminhado ao Recife para julgamento militar.

Ao passar por Jupi, o jovem foi amarrado a um velho Jatobá na Praça do Rosário, durante o descanso da tropa. Esse desertor chegaria, anos depois, ao posto de general do Exército e governador do Estado. Esse jovem ainda hoje é nome de uma das principais avenidas do Recife: Dantas Barreto.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *