Ex-vereador de São Lourenço da Mata por três vezes, Adalberto José da Silva, o Nino, reconhecido no município seu lema “O homem da habitação” foi preso, nesta terça-feira (11). Segundo o delegado titular da delegacia de São Lourenço da Mata, Diogo Santiago, o ex-vereador estaria ameaçando os moradores de um assentamento, que teria sido fundado pelo próprio Nino. O ex-parlamentar estava ameaçando os moradores de expulsar dos terrenos ou até mesmo os ameaçando de morte, caso os mesmos não realizassem um pagamento. Nino foi preso mediante o pedido de prisão preventiva por crime de extorsão.
“Haviam relatos de ingressar no assentamento, em um carro de vidros escuros e acompanhando de outras pessoas com porte de armas de fogo e, inclusive, relatos de disparos”, disse o delegado. O terreno seria procedente de uma invasão e cerca de 100 famílias habitavam o lugar e deveriam pagar até R$ 200 sem um intervalo fixo de cobrança. “Ele (Nino) se dizia dono do terreno”, contou o delegado.
Segundo o delegado Diogo Santiago, o criminoso foi encontrado num depósito de bebidas, que ficava nas proximidades da delegacia, onde ficava na espreita “encarando” os moradores que o denunciaram. Nino ainda tem indiciamentos de outros delitos, mas que não podem ser detalhados, por enquanto. “Queremos encorajar outras vítimas a nos procurarem para denunciá-lo”, disse o delegado, ressaltando que o ex-parlamentar foi recolhido para o Centro de Observação e Triagem de Abreu e Lima, o Cotel, também nesta terça (11).