Expectativa de emprego no Brasil apresenta leve crescimento

Confirmando a tendência dos últimos levantamentos, 17% dos empresários brasileiros participantes da Pesquisa de Expectativa de Emprego ManpowerGroup pretendem ampliar o número de contratações para o 3° tri 2019 e 74% deles afirmam a intenção de manter o quadro atual de profissionais. A pesquisa incluiu mais de 59 mil empregadores de 44 países, sendo realizada com 850 empregadores brasileiros.

Estes indicadores refletem um resultado líquido de +11% na expectativa de emprego, crescimento de 3 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e 7 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado. As grandes empresas são impulsionadoras deste crescimento, com +27% de expectativa de emprego. “A estabilidade nos indicadores da pesquisa reforça que as empresas aguardam as definições do cenário econômico, mas já se preparam para a retomada das contratações. Entre os pontos positivos que a pesquisa apresenta, o destaque é o retorno do otimismo dos profissionais de Construção, setor que estava em queda nos últimos anos, e os empresários cariocas que, pelo segundo trimestre consecutivo, sinalizam que pretendem retomar as contratações”, reforça Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup Brasil.

No ranking, o Brasil aparece na 15ª colocação ao lado da Guatemala. A lista é liderada por Japão (+25%), Taiwan (+22%) e Estados Unidos (+21%). Os países com os indicadores menos otimistas são Espanha, Itália e Argentina, com 1% cada, e Hungria que, com – 2%, apresenta a pior expectativa.

Demais indicadores

Os empregadores dos setores de Agricultura, Pesca & Mineração (+19%) e Finanças/Seguros & Imobiliário (+13%) e Comércio Atacadista & Varejista (+13%) foram os principais responsáveis por alavancar a melhora na expectativa. O maior crescimento foi verificado no setor de Construção, com expectativa de 8%, 12 pp melhor do que o registrado no trimestre anterior.

Regionalmente, o estado do Paraná apresenta indicador de +16%, crescimento de 1 pp em relação ao trimestre anterior e 8 pp em relação ao mesmo período do ano passado, seguido pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, com +14% e +13%, respectivamente. No Rio de Janeiro, pelo segundo trimestre consecutivo, os empregadores demonstram uma expectativa positiva, com +5%; 10 pp melhor em relação ao mesmo período do ano passado.

Além das grandes empresas (+27%), a pesquisa abrange empresas de médio porte (+7%), pequeno porte (+4%) e microempresas (-7%)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *