Expo Cores da Terra realiza seleção para artistas de Pernambuco

Estão abertas, até o dia 31 de março, as inscrições para a terceira edição da Expo Cores da Terra, um salão de artes visuais destinado a artistas do interior de Pernambuco. Com o tema “Um olhar para as tradições: o futuro do pretérito”, a exposição acontecerá entre os dias 28 de maio e 30 de junho, no Museu Memorial de Caruaru.

A seleção é voltada para trabalhos na linguagem de artes visuais, como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, vídeo-artes, instalações e artes digitais, que tenham sido produzidas por artistas ou coletivos naturais ou residentes das regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata. Para se inscreverem, os interessados devem preencher um formulário digital (disponível em: https://forms.gle/sXqG1VWmFrea3r4K6) e anexar as fotos dos trabalhos.

De acordo com o regulamento, cada artista ou coletivo pode inscrever até 5 obras, que tenham classificação livre e não promovam discursos de ódio ou discriminação. Cada trabalho selecionado receberá uma premiação no valor de R$ 300 e poderá ser vendido durante a exposição, sem a cobrança de nenhuma taxa ou percentual.

“Um grande diferencial desta edição é a nossa curadoria-educativa. Não se trata, apenas, de seleção e narrativa das obras, mas de desenvolver, em igual relevância, ações educativas para a categoria, na perspectiva da profissionalização artística, além de atividades voltadas à formação de público”, destaca o coordenador geral da expo, Humberto Botão.

A curadoria será realizada por três profissionais da área de artes visuais, considerando os critérios de adequação ao tema, qualidade técnica e relevância dentro do conjunto, e respeitando o limite de três obras selecionadas por artista ou coletivo. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de abril.

O projeto foi aprovado no edital Funcultura Geral e é financiado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru. O regulamento completo está disponível no Instagram @circullusdeideias.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *