A exposição Besouro Mangangá, do artista plástico Vona Vallente, fica em cartaz até o dia três de março no Sesc Ler Surubim, localizado na Rua Frei Ibiapina, s/nº, no bairro de São José. Com curadoria de Valkiria Dias Porto e Moisés Gonçalves, a mostra pode ser visitada das 9h às 18h com acesso gratuito.
O acervo apresenta esculturas produzidas a partir de fragmentos de troncos, galhos e gravetos de árvores mortas, acrescidos de matérias diversos descartados no lixo. Os trabalhos chamam a atenção do público para a temática da relação do lixo e do consumo excessivo.
“Falar para a população sobre o descarte do lixo feito da maneira errada e a relação disso com a degradação da natureza é uma importante ferramenta para formar de cidadãos mais conscientes”, afirma a gerente do Sesc Ler Surubim, Nelma Farias.
O artista plástico Vona Vallente nasceu em Caruaru em 20 de maio de 1950. Nos anos 80, participou de festivais de música e teatro na Capital do Agreste. Em 2000, adotou seu nome artístico por acreditar ser um nome forte no meio. Em 2010, observando os galhos e troncos de vegetação morta, começou a da vida ao seu trabalho, que hoje é exposto em faculdades, restaurantes, escolas, shoppings e galerias de arte.