A FCA (Fiat Chrysler Automobile) confirmou na última terça-feira (17) que a fábrica construída no Estado de Pernambuco para produzir o novo Jeep Renegade será inaugurada no próximo dia 28 de abril. Além da planta, a mais moderna de todo o grupo, o investimento da FCA inclui um CPD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) e a rápida multiplicação de concessionárias da Jeep no País, o que transformará o Brasil em uma peça-chave da expansão mundial da marca.
Construída na cidade de Goiana, situada a cerca de 60 km ao norte de Recife, a nova unidade é “o maior projeto industrial na história do grupo”, explicou à Agência Efe o diretor-executivo de Manufatura da FCA, Stefan Ketter.
— Será a planta mais eficiente e avançada, com capacidade de produzir 250 mil veículos ao ano, e parte de um projeto no qual investimos mais de R$ 7 bilhões. É a primeira fábrica da Jeep na América do Sul.
Ketter explicou que o grupo escolheu Pernambuco porque o estado registra “o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no País, tem um dos maiores ‘Vale do Silício’ do Brasil, e o porto de Suape é um dos mais modernos e mais ao leste (do território nacional)”.
A unidade também é a primeira da FCA montada seguindo um novo conceito que agiliza a produção e incorpora as últimas novidades em termos ambientais e de desenvolvimento social.
— O conceito da fábrica é chave porque permite muita eficiência, já que queremos uma unidade muito comunicativa, rápida em decisões. Para fazer isso, colocamos no coração da planta o centro de comunicações. Nossa filosofia é que o gerente da fábrica esteja no centro de comunicações (um conceito aberto no qual não há escritórios) e, em 2 ou 3 minutos, seja capaz de ver fisicamente toda a unidade.
A nova fábrica deverá empregar até 2016 cerca de 3.000 pessoas. Porém, junto com o CPD de Recife e os funcionários administrativos, a FCA espera gerar 4.500 novos postos de trabalho em Pernambuco. O CPD de Recife será especializado em engenharia de motores para todo o grupo da FCA, contando com 500 engenheiros, 70% deles contratados no país. Além disso, a empresa também instalará no estado um centro de software para produzir programação de controle dos motores.
— É realmente um polo automotivo. Junto à nova unidade, a FCA construiu dois parques onde estão se instalando fornecedores como Magneti Marelli, Denso, Pirelli ou Lear, que produzem componentes para a montagem do Renegade.
O primeiro parque de fornecedores será ocupado por 16 empresas que devem empregar 4.000 pessoas, proporcionando 40% das peças necessárias para a produção do Renegade. Ketter destacou que 80% das autopeças do veículo serão nacionais e que o objetivo da Jeep é aumentar essa porcentagem o máximo possível.
— Estrategicamente é o correto. A princípio é muito complicado, mas para o futuro proporciona segurança à fábrica. Algumas partes fundamentais não podem ser produzidas no Brasil, mas estamos no processo de desenvolver fornecedores para esses componentes.
Na construção da unidade e no primeiro parque de fornecedores, a FCA empregou cerca de 9 mil pessoas, a maior parte delas de Pernambuco e procedentes do setor agrícola.
— Oferecemos a todos a possibilidade de serem candidatos as vagas abertas na fábrica ou no parque de provedores.
O diretor-executivo de Manufatura expressou sua admiração pelo espírito e a criatividade dos trabalhadores, citando como exemplo que antes mesmo do início do funcionamento da unidade de Goiana, os operários que estão sendo capacitados já foram capazes de melhorar os processos de produção.
— Goiana tem uma ‘miniplanta’ onde capacitamos os operários e melhoramos os processos antes de implementá-los à linha. Não se pode esquecer que eles nunca tinham produzido um veículo antes. Eram agricultores ou peões. Eles não só montaram o carro, mas fizeram mais de 1.000 propostas para melhorar a fábrica. As ideias estão sendo enviadas à unidade de Pomigliano (Itália), onde o Renegade é produzido para a Europa.
Pensando também no lado social, a FCA montou um programa na cidade de Igarassu para ampliar a escolarização infantil em uma reunião onde há um elevado problema de faltas e reprovações. Um hospital também está sendo construído em outro município. Com relação ao meio ambiente, a FCA e a Jeep iniciaram um projeto de reflorestamento prestando atenção à biodiversidade original de Pernambuco.
— A cana de açúcar destruiu a biodiversidade da região, que ficou reduzida a 20% do original. Evitamos mudas que não são nativas e optamos por 50 plantas e árvores que estão em perigo crítico de extinção.