Estado de Minas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, autorizou a deflagração de uma operação, nesta terça-feira, em desdobramento da Operação lava-Jato. Batizada de Tira-Teima, a ação envolve 40 policiais em três capitais, São Paulo, Goiânia e Fortaleza, que investigam doações para campanhas eleitorais. Fachin prevê julgar ações da Lava-Jato ainda no primeiro semestre. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão. Não há mandados de prisão na operação desta terça-feira (10).
A decretação dos mandadados foi feita a partir da delação do ex-diretor de relações institucionais da Hypermarcas, Nelson Melo, um dos delatores da Operação Lava-Jato.
De acordo com o empresário o pagamento de vantagens indevidas para obter benefícios era feito em troca de medidas de interesse do grupo econômico.
Alvos
De acordo coma Polícia Federal, os alvos são pessoas supostamente ligadas ao senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Senado.
A finalidade das medidas é buscar documentos e outros elementos de aprofundamento da investigação, considerando a notícia de doações de campanha abalizadas por meio de contratos fictícios.