Começa nesta segunda-feira (7) mais uma edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (EEPE) promovido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica). Com o tema “Corrupção, Cultura e Política: quais as novas alternativas para a construção da cidadania?”, a Fafica tem como objetivo despertar nos participantes a reflexão sobre os rumos que serão trilhados, a partir do atual momento político e econômico do Brasil.
O EEPE nasceu do compromisso que a Instituição tem com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. As atividades que desenvolve são voltadas para a concretização da justiça social e de uma cidadania efetiva. “O EEPE é um grande evento de nossa instituição, um verdadeiro celeiro de ideias, temáticas e inovações. A nossa comunidade educativa abre seus braços para manifestar sua riqueza produtiva”, ressalta o Pe. João Paulo Gomes, diretor geral da Fafica.
A programação inclui palestras, oficinas, atividades culturais, trabalhos acadêmicos, lançamento de livros e cinema. Na abertura, tem o Coral da Fafica e o início da exposição fotográfica “A Presença Feminina na História da Filosofia”. Tem ainda a conferência “Pensando Imagens: a fotografia como narrativa histórica”, com o Prof. Msc. Rodrigo Leite (UFAL), e show com a Banda Hey John, cover dos Beatles. Tudo começa às 19h, no auditório.
Os Grupos de trabalhos, minicursos e oficinas se iniciam na terça (8). Na programação musical, ainda tem a Banda Ilusão Dual na terça (8); a Banda Stoned, na quarta (9); e Rockalito, na quinta (10). O XV EEPE termina na sexta-feira (11). A conferência de encerramento será com a Profª. Dra. Ana Maria de Barros que vai apresentar o tema “Cultura Política e Corrupção: desafios a uma vivência democrática no Brasil.
Toda a programação pode ser conferida no site www.fafica-pe.edu.br/eepe/#/programacao . A organização do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão não tem dúvidas de que a complexidade das questões que envolvem o tema do evento deste ano aumenta ainda mais o desafio de compreender os cenários e a necessidade da Fafica de contribuir para mudanças concretas que favoreçam a sociedade.