A edição 2018 da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP, maior evento de empreendedorismo do País, terá espaços voltados para o empreendedorismo na prática, um mix de expositores mais diversificado e uma agenda extensa de oficinas e palestras. Além, é claro, do atendimento realizado pelos consultores do Sebrae-SP para tirar suas dúvidas na hora a respeito de temas que fazem parte do dia a dia do empreendedor, como marketing, finanças, tendências, inovação, exportação, entre outros. Assim como nas edições anteriores, a entrada e todas as atividades são gratuitas.
A Feira do Empreendedor será realizada entre os dias 7 a 10 de abril das 10h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte de São Paulo. A expectativa é de que 140 mil visitantes passem pelo local nos quatro dias de evento. A Feira ocupará um espaço de 40mil m² para receber confortavelmente o público e comportar toda a estrutura de 425 estandes reservados para micro e pequenas empresas que desejam estar presentes em uma grande vitrine de negócios, além de 26 espaços reservados para patrocinadores.
Alguns dos principais atrativos da edição 2018 da Feira serão os espaços de modelos de negócios. Nesses locais, os visitantes poderão conhecer, na prática, como funciona a operação de negócios de diferentes ramos. Esses estandes temáticos serão divididos entre os seguintes segmentos: Oficina de Moto, Negócios de Beleza, Boteco de Sucesso, Indústria da Confecção e Negócios Digitais. Com a ajuda de óculos de realidade virtual, outros três espaços apresentarão os modelos ideais de um minimercado, de um pet shop e de negócios que podem ser montados em uma garagem.
Sucessos de público
Áreas e espaços que tiveram uma grande procura em edições anteriores também estarão presentes – todos com novidades e melhoria no atendimento ao público. É o caso do Start Up World, que trará cases e discussões para quem tem o ou pretende começar um projeto de negócio disruptivo. Para quem está pensando em ampliar o mercado, a Arena de Negócios Internacionais vai colocar frente a frente donos de pequenos negócios e representantes comerciais de diversos países. As oito salas de capacitação reservam uma programação diversificada e aprofundada sobre as principais dúvidas do empreendedor, além de promover mesas redondas para facilitar a troca de conhecimento.
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) continuarão a ter atenção especial, assim como aqueles visitantes que procurarem o atendimento do Escritório Sebrae-SP, que contará com um time de consultores especializados para fazer um atendimento personalizado. A seguir, conheça um pouco mais sobre os espaços de modelos de negócios e o que encontrar em cada um deles.
Conheça algumas novidades da Feira este ano:
MODELOS EM DESTAQUE
A Feira do Empreendedor preparou espaços onde o público empreendedor ou interessado em empreender poderá conhecer os modelos de negócios ideais em diferentes áreas de atuação
Oficina de Moto
Os visitantes que passarem pelo local vão conhecer o funcionamento de uma oficina de motocicletas ideal, com foco na experiência de serviços com boas práticas no atendimento, organização, limpeza e cuidados com a sustentabilidade. O espaço também vai trazer equipamentos com novidades em tecnologia para o segmento.
Negócios de Beleza
Em um espaço que reproduz um negócio de verdade, o público poderá conhecer as boas práticas de gestão de um salão de beleza e estática, com formas de diversificar a receita por meio de inovação e tecnologia, como aplicativos de agendamento, e de serviços agregados. Além das apresentações, os consultores também vão dar orientações sobre a Lei do Salão Parceiro.
Indústria da Confecção
Nesse espaço, os visitantes interessados em empreender ou aprimorar o seu negócio na área de confecção poderão conhecer, em um espaço cenográfico e interativo, os equipamentos, layout e técnicas que fazem parte dessa indústria. Também serão apresentados diversos nichos de mercado, como reparos e customização, uniformes, plus size, festa etc.
Boteco de Sucesso
O público vai poder conhecer o funcionamento de um modelo de negócio com foco na típica gastronomia paulista de botequins. O espaço terá um empório com produtos artesanais paulistas, todos clientes do Sebrae-SP, e orientações sobre formas de inovar no atendimento, como venda de produtos pela internet e delivery.
Negócios Digitais
Partindo de uma experiência interativa entre o público e o mediador, o espaço vai abordar de forma prática os diferentes modelos de negócios na internet (e-commerce, m-commerce, apps etc) com exemplos reais de operações, pontos de atenção e dicas importantes para diminuir erros. Ao final de cada dia haverá uma sessão de “pitch” com avaliação de negócios digitais pré-selecionados.
Lojas Modelo Virtuais
Com o auxílio de óculos de realidade virtual, o visitante poderá conhecer por dentro três modelos diferentes de negócios e quais as boas práticas em cada um dos segmentos. São eles: minimercado, pet shop e negócios de garagem (incluindo desde uma loja de bolos caseiros até uma oficina de bicicletas).