Apesar da retomada dos comércios físicos, as vendas online continuam em alta e não param crescer. Em agosto, o número de compras pela internet cresceu 117% comparado ao mesmo mês no ano anterior, segundo levantamento da Synapcom – empresa líder no segmento de Full Commerce. Entre as milhares de opções oferecidas pelo comércio virtual, os itens de tecnologia se destacam em relação aos outros com 253% de procura, seguido por itens de consumo (175,6%), beleza e saúde (132,5%) e moda (68,4%).
Com o consumidor cada vez ativo no e-commerce, os lojistas precisam ficar ainda mais antenados com a jornada de compra do seu usuário, afinal, o recebimento de um produto é a parte final da experiência do cliente, tornando-se essencial para a conquista de confiança e fidelização. Uma má experiência ou fretes com valores muito altos, podem fazer com que o cliente desista da compra. Preços abusivos, demora na entrega ou danos à mercadoria estão entre as principais reclamações dos consumidores que compram na internet.
A startup de gestão de fretes Melhor Envio (www.melhorenvio.com.br), por exemplo, ajuda empreendedores a otimizarem tempo, ganharem competitividade com fretes mais baratos, integrações e rastreios automatizados. “Um dos maiores desafios para quem vende online é lidar com a objeção causada pelo valor do frete. Muitos se perguntam se é possível baratear a entrega sem prejudicar seu caixa” comenta Éder Medeiros – especialista em gestão de frete e CEO da startup.
Para tirar todas as dúvidas sobre opções de frete e custo, o especialista separou abaixo cinco pontos principais:
Verifique se o seu frete está realmente caro
Observe em primeira mão se o frete está acima do valor normal. Vale lembrar que o critério para o valor final do frete, conta com diversos fatores: tamanho do pacote, ticket médio, localização da sua loja e o endereço do comprador e modalidades de entrega. Faça o exercício de sempre se colocar no lugar do cliente e observe a seguinte situação: se uma compra custar R$ 100 e o frete representar 25% desse valor, ele pode ser considerado razoável. Caso um produto custe R$60 e o frete R$40, a taxa é muito alta. Dessa forma, os consumidores não percebem a importância da entrega e acabam desistindo.
Estratégias para ticket médio
Com estratégias de aumento de ticket médio, é possível reduzir a percepção que o seu cliente tem sobre o valor da entrega. Um jeito eficiente para colocar isso em prática é utilizar o cross-sell, conhecido como venda cruzada. Essa ação consiste em oferecer condições especiais de compra, colocando produtos relacionados como complemento. Dessa forma, você oferece descontos especiais quando comprados juntos ou até brindes.
Atualize a visão que o seu cliente tem sobre o valor de frete
O uso da expressão frete grátis é um gatilho mental eficaz para o sucesso de vendas. Observe essa situação: uma compra de R$60 com frete de R$20 ou uma compra de R$50 com frete de R$ 30, em ambas situações o valor do frete é o mesmo, porém muitas pessoas optaram pela primeira opção, pois a percepção de valor é um pilar já construído pelas pessoas.
Recupere os carrinhos abandonados
Fretes caros levam o índice de abandono em uma posição muito alta. Por isso, use a desistência para recuperar o cliente, aproveite para enviar um e-mail oferecendo algum incentivo, frete grátis pode ser um deles. Claro, faça isso de acordo com a demanda de sua empresa e, diante da necessidade de cada atendimento, avalie quais pedidos são interessantes.
Alternativa de fretes
Fretes mais competitivos chamam a atenção e elevam a procura por compras. Ofereça sempre mais de uma opção de envio e com valores diferenciados. Algumas empresas já oferecem esse serviço de forma rápida e objetiva, como o Melhor Envio que consegue oferecer ao usuário o comparativo de preços, prazos, além da opção de diversas transportadoras privadas e Correios. Gerando etiquetas de fretes com praticidade e de forma digital. Entre as funcionalidades da plataforma, está a calculadora de fretes onde é possível inserir o tamanho do pacote, peso e destinatário. Em segundos, o resultado do frete aparecerá em uma tabela com valores e diversos meios de envio, o que facilitará para o empreendedor a escolha do melhor caminho para as suas encomendas.