Pedro Augusto
Na derradeira Sulanca antes das comemorações do Dia das Crianças 2019, ocorrida na segunda-feira (07), o Parque 18 de Maio, no centro de Caruaru, não teve motivos para lamentar no que diz respeito a faturamento. Como não poderia ser diferente, devido à aproximação da data festiva, os boxes especializados na comercialização de produtos como brinquedos, vestuários, calçados, dentre outros, obtiveram lucratividades satisfatórias em tempos ainda de recuperação econômica. Se não deu para superar as vendas do mesmo período do ano passado, ao menos para alguns feirantes, as negociações realizadas trouxeram um ânimo a mais para as estimativas do último bimestre de 2019.
Proprietário de um box voltado para a moda infantil, Márcio Oliveira, foi um dos sulanqueiros a lucrar redobrado na feira desta semana. Ele atua no setor do antigo terreno da Fundac tendo praticamente zerado o seu estoque de vestuários. “Graças a Deus, pelo menos para o meu banco, esta última Sulanca antes do Dia das Crianças foi perfeita em termos de vendas. Vendi em torno de 600 peças tanto no atacado quanto no varejo, o que foi excelente, para o meu negócio. Embora em termos gerais, o ano 2019, não esteja tão bom para todos os feirantes que fazem parte do complexo da Feira de Caruaru, espero faturar mais neste fim de ano em relação ao mesmo período de 2018”.
Sempre atenta às oportunidades que as datas sazonais costumam proporcionar para acréscimos nos faturamentos, a feirante Ana Cláudia investiu alto na aquisição de brinquedos para revenda e não se disse arrependida. “Negociei praticamente tudo que coloquei à venda. Realmente, o Dia das Crianças é uma data importante para nós feirantes na medida em que estimula bastante as vendas em vários setores. Nos outros período do ano, costumo comercializar utensílios para casa, mas sempre que há uma data comemorativa, vendo os produtos da época, porque o lucro é garantido!”.
Na Feira de Calçados do Parque 18 de Maio, a reportagem VANGUARDA conversou com o também feirante Salomão Cruz. Ele se mostrou satisfeito com a lucratividade obtida na última Sulanca antes do Dia das Crianças. “Como não poderia ser diferente, grande parte das vendas se concentrou nos calçados infantis como sapatos, sandálias e tênis. A chegada desta data foi um alívio, porque o último mês de setembro não foi muito bom em termos de vendas. Espero que a partir desta feira passada, o movimento em todo o Parque aumente em todos os setores, pois nós feirantes estamos precisando”.
ANTECIPAÇÃO
Devido aos feriados do Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12), a Gerência Municipal de Feiras e Mercados decidiu antecipar as atividades da feira do Parque 18 de Maio para a última sexta-feira (11). Também houve antecipação na feira do Bairro São Francisco, que excepcionalmente, aconteceu na quinta-feira (10). Em contrapartida, o Mercado de Carne, no Parque, ficará de portas abertas até o meio dia deste sábado.
SISTEMA ELÉTRICO
A Secretaria de Serviços Públicos finalizou esta semana a primeira etapa da requalificação do setor elétrico no Parque 18 de maio, com a implantação de 60 postes em todo o local. A segunda etapa será iniciada com a instalação de mais de três mil metros de cabos de energia nos setores de ferragens, confecções e miudezas (setores 7, 10, 12, 17, 19 e 37), que fizeram parte da primeira etapa da requalificação.
Nesta nova fase de obras, além da implantação de toda fiação elétrica, serão retirados todos os tipos de gambiarras que forem encontradas no complexo. A ideia é requalificar toda a parte elétrica do Parque 18 de maio.