Wagner Gil
Caruaru está realizando, desde a última terça-feira (10) até este domingo (15), a 2ª Feira Nacional do Livro do Agreste, a Fenagrestre. O evento acontece no Espaço Cultural Tancredo Neves, atraindo algumas das principais editoras do país, bem como escritores, poetas, artistas de teatro e música, num evento onde a interação com o público é total.
Logo na abertura do evento, centenas de alunos da rede municipal conheceram a feira e se deliciaram com o que estava sendo oferecido: acesso à leitura e ao conhecimento. Nos diversos estandes montados, os meninos puderam apreciar algumas publicações, um mapa gigante da cidade, onde é possível conhecer os principais pontos turísticos, além de pintar e colorir algumas peças. Para a prefeita Raquel Lyra, “a participação de alunos da rede municipal no evento representa investimento no futuro para uma sociedade mais justa e equilibrada”.
“Estamos emocionados em participar desta Fenagreste. Trazer os alunos aqui foi muito especial para mim”, disse a professora Viviane Santos. Ela e mais de 2,5 mil professores da rede municipal de ensino receberam da prefeitura um bônus de R$ 300 para a compra de livros e outras publicações que estão disponíveis. São milhares de títulos, que vão desde clássicos locais, como o Baile Perfumado, a publicações de nomes consagrados, a exemplo de Ariano Suassuna, Ricardo Brenand, entre outros.
A Fenagreste é uma parceria da Cepe (Companhia Editora de Pernambuco) com a Andelivros. O presidente da Cepe, Ricardo Leitão, falou com a reportagem VANGUARDA. “Oferecemos palestras sobre fatos da história brasileira, como a Revolução de 1817 e o massacre da Granja São Bento, no período da Ditadura Militar. Também temos shows e apresentações culturais, muitos deles exclusivos para o público infantil”, destacou.
Ricardo Leitão lembrou que a Fenagreste é uma oportunidade para adquirir títulos com preços de até 50% de desconto. “Numa feira, os preços são, no mínimo, 30% mais em conta. Além disso, no último dia, os descontos podem até chegar a 80% ou mais. Livro é uma mercadoria pesada e, no final do evento, as editoras queimam preços para não levá-los de volta”, informou Leitão.
“Gostaria de parabenizar à prefeita Raquel Lyra pelo apoio ao evento e a visão de trazer a criançada e criar um bônus para o professor. A feira vai ganhar muito este ano e cresceu de forma significativa, graças a esse apoio”, completou o presidente da Cepe.
O secretário de Educação, Rubenildo Moura, disse que o investimento em livros está sendo ampliado com a montagem de bibliotecas em várias escolas municipais. “Também estamos mobilizando quase que toda a rede municipal para participar da Fenagreste. Estamos trazendo, inclusive, alunos da rede pública que estudam e moram na zona rural”, destacou Rubenildo.
Aramis Trindade, ator reconhecido nacionalmente, apresentou, na abertura do evento, o espetáculo ‘Romeu & Julieta’, uma adaptação do conto de Shakespeare para a literatura de cordel. “Voltar a Caruaru é sempre uma emoção diferente. Apesar da apresentação ter sido à noite, teve muita criança participando. Isso é importante unir elementos da cultura, como leitura, teatro e música. São elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade”, disse Aramis, que durante muitos anos encenou o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.
Na Fenagreste também houve contação de histórias e venda de livros infantis a partir de R$ 5. “Alguns são clássicos da literatura infantil e outros ajudam a despertar o lado cultural ou o dom de cada um deles. A feira está excelente e trazer a criançada é investir no futuro de nossa sociedade de forma geral”, disse Walmiré Dimeron, que está participando com o estande do Instituto Histórico de Caruaru.
Quem também está bastante satisfeita é Arari Marrocos, do Grupo TEA (Teatro Experimental de Artes). “Estamos aqui muito felizes porque existe uma grande movimentação de crianças, inclusive sendo incentivadas a participar do teatro”, afirmou.