A 19ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) encerrou-se nesse domingo (15), no Centro de Convenções de Olinda,com uma movimentação de mais de R$ 43 milhões. Ao todo, mais de 320 mil pessoas passaram pela Feira em seus doze dias de realização. Apenas neste domingo, 38 mil pessoas circularam pelos 21 corredores da maior feira de artesanato da América Latina. Mais um ano, a Fenearte foi palco para a demonstração mais genuína das nossas riquezas culturais. Arte, cultura, decoração, gastronomia, moda e música apresentaram a diversidade de estilos e tradições de todos os estados brasileiros e de 22 países.
Com 12 dias de evento, um a mais do que as edições anteriores, a maior feira de artesanato da América Latina homenageou Mestre Salustiano, Patrimônio Vivo pelo Governo do Estado e falecido em 2008, artista múltiplo, um dos precursores do manguebeat e referência das manifestações musicais e culturais de Pernambuco. E a 19ª Fenearte veio para coroar todo o seu legado.
A maior feira de artesanato da América Latina recebeu mais de cinco mil expositores que ocuparam cerca de 800 espaços, numa área de 30 mil m². O evento teve investimento de R$ 5 milhões e gerou cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários. Este ano, 220 artesãos que participaram da Fenearte contaram com o apoio da Agência Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) que financiou, ao todo, R$ 700 mil. Os recursos foram utilizados para compra de matérias primas para a manufatura dos produtos vendidos na feira.
RODADA DE NEGÓCIOS
A Rodada de Negócios realizada pelo Sebrae em Pernambuco gerou um total de R$ 4,1 milhões, entre negócios diretos e previstos para os próximos 12 meses. Com a Rodada, ocorreram negociações entre 54 lojistas e 170 artesãos. Entre os produtos mais procurados estiveram artesanato em cerâmica, madeira e xilogravuras.
DIVERSÃO
A maior Feira de Artesanato da América Latina contou com mais de 50 apresentações culturais em uma grade montada pela Fundarpe. Na Passarela Fenearte, foram 16 desfiles, 266 looks e 160 trocas de maquiagem. Tudo isso incluiu oito cursos de moda, seis projetos sociais, 22 pessoas na equipe e 16 trilhas sonoras. Durante toda a Fenearte, foram oferecidas cinco oficinas que totalizaram 116 aulas e um total de 694 alunos.
BEBIDAS
Segundo a Associação Pernambucana das Cervejarias Artesanais (Apercerva) no Boteco instalado no mezanino da Fenearte, nos 12 dias de feira, foram vendidos aproximadamente 1,5 mil garrafas de cervejas e 2,0 mil litros de chopes artesanais de 15 cervejarias locais.