Em Pernambuco é assim. Enquanto o mês de junho não acaba o sanfoneiro não cochila nem tão cedo e sobram festas em todo o Estado para alegrar os forrozeiros. Padroeiro dos pescadores, São Pedro ganha destaque no altar junino e no último fim de semana dos festejos mais nordestinos do calendário brasileiro. Artistas locais e nacionais se apresentam em diferentes cidades em celebração a São Pedro e São Paulo.
Neste sábado (29), dia dedicado ao santo, haverá missa, procissão na terra e no mar, além de muito forró no Recife. Até amanhã, mais de 75 atrações vão se apresentar em Brasília Teimosa, no Pátio de São Pedro e no maior arraial da capital, o Sítio Trindade. Em Brasília Teimosa, bairro fundado ao redor da Colônia de Pescadores Z1, a liturgia começa cedinho, já a partir das 6h, com uma salva de fogos de artifício, seguida de missa, proferida no palco montado em frente à sede da colônia, às 8h.
À tarde, a partir das 14h, os devotos saem em procissão, de frente da Capela de São Pedro, pelas ruas Comendador Moraes, Dagoberto Pires, Arabaiano, Badejo até o Iate Clube, de onde várias embarcações decoradas partem, carregando a imagem de São Pedro mar afora, para reverenciar o padroeiro dos pescadores em seus domínios, agradecendo e pedindo fartura para as próximas pescarias. As embarcações seguem até o Farol Velho Boca da Barra, no Porto do Recife.
No arraial montado pela Prefeitura do Recife em Brasília Teimosa, a festa para o santo começa às 17h, com o Coco de Mainha. A programação segue noite adentro, com shows de Sereias Teimosas, Trio Solado do Sax, Balé Deveras, Trio Xote Moleque, Quadrilha Junina Evolução, Felicidade Cordel, do homenageado do São João 2019, Nando Cordel, e de Michele Monteiro.
Também tem festa para o padroeiro dos pescadores longe do mar. Neste sábado, no Pátio de São Pedro, o Coco Popular de Aliança, Roberto Cruz, Santanna, Maciel Melo, Em Canto e Poesia e Cristina Amaral garantem o arrasta pé. E no domingo, o Cavalo Marinho Boi Pintado e o Festejo Junino, a Quadrilha Junina Sapeca, Ronaldo Aboiador, Climério, Liv Moraes Alcymar Monteiro e Beto Hortis encerram a festa no Pátio.
Entre os artistas que seguirão animando a festa no palco principal do Sítio estão Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, que se apresentam neste sábado; além de Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Genival Lacerda e Novinho da Paraíba, responsáveis pela festa amanhã.
Na Sala de Reboco, o arrasta pé será comandado no sábado pela Banda Coruja e seus Tangarás, Ari de Arimatéa e Azulão. Já no domingo, os shows serão de Forró Flor de Lis, Luizinho Calixto e Ronaldo do Acordeon. Neste fim de semana, o Sítio recebe ainda as finais dos concursos de quadrilhas juninas adultas e infantojuvenis, no Pavilhão das Quadrilhas.
Festas animam interior do Estado
No Agreste do Estado as festas estão garantidas nas cidades de Caruaru, Limoeiro e Bezerros. Na Capital do forró reserva para este sábado (29) o Maior Cortejo Junino do Mundo. A partir das 16h, quase mil artistas vão percorrer as ruas do centro da cidade mostrando toda a diversidade de manifestações, ritmos e cores que fazem dessa festa um acontecimento único. O grande Cortejo dos Brincantes no Auto das 7 Luas de Barro será composto por dez alas, com cada um deles levando para as ruas uma linguagem diferente: são bacamarteiros, quadrilhas, batuqueiros, repentistas, circenses, bandas de pífano e, claro, muito forró.
Além do cortejo, o sábado será preenchido também com muita música. Às 12h o Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura, começa sua maratona de shows com o Trio Café com Leite e o cantor Sebastian Silva. No Polo Juarez Santiago os grupos de forró tradicional animam o público que busca aproveitar a festa e as delícias da gastronomia regional, enquanto no Pátio do Forró, onde as grandes atrações se apresentam, o caruaruense Valdir Santos, a dupla Bruno e Marrone e o cantor Avine Vinny comanda esta que será a última noite de atividades do polo. Ainda no sábado as tradicionais comidas gigantes marcam presença.
Em Limoeiro, o encerramento das festas juninas ocorre neste sábado (29) e domingo (30), sempre a partir das 15h, na Rua da Alegria, onde se apresentam grandes nomes do forró pé de serra, como Josildo Sá e Santana. Já em Bezerros, a animação ocorre no já tradicional polo de Serra Negra. O local conta com dois pontos de animação, em ambos as apresentações começam ao meio-dia. Por fim, quem quiser pegar a estrada com destino ao Sertão pode se divertir em Arcoverde. A programação da cidade encerra neste sábado com shows a partir das 21h de Ycaro & Vitório, Lara Amélia e Leo Magalhães.
Folhape