Festejos juninos: uso de fogos, balões e fogueiras exige cuidado e prevenção

Soltar fogos e acender fogueiras são práticas tradicionais da época de festejos juninos. No entanto, apesar de serem sinônimo de diversão e alegria, podem causar acidentes com danos materiais, físicos e até mesmo colocar vidas em risco. Por isso, é preciso ter cautela durante as festas de São João e atentar para a importância de estar protegido diante de situações inesperadas.

“O mercado de seguros possui um amplo portfólio de produtos e serviços para os mais diversos tipos de riscos e o que mais presenciamos neste período festivo, além de muita comemoração, infelizmente, são acidentes envolvendo incêndios, queimaduras, amputações de membros, entre outras situações trágicas. Para muitas delas, a população pode contar com opções de proteção ao contratar um seguro”, afirma Alex Darlan, representante do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

De acordo com o executivo, no que tange os danos corporais, o mercado dispõe dos produtos de Seguros de Vida/Acidentes Pessoais permitindo a contratação de coberturas como DMHO – Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas em consequência de acidentes, proporcionando o reembolso das despesas até o limite de valor contratado, Invalidez Permanente por Acidente, Morte Acidental e Diárias por Internação Hospitalares.

“Com relação aos danos materiais, nos produtos de Seguro Residencial, Seguro Empresarial e Seguro de Condomínio, existe a cobertura para eventos ocasionados por incêndios ao imóvel e conteúdo do local segurado, incidente de risco elevado neste período, face a maior utilização de fogueiras, fogos e até mesmo balões lançados de forma clandestina”, completa.

Além disso, o representante salienta que os seguros citados possuem vários serviços agregados oferecidos através da assistência 24 horas. “Em caso de um incêndio residencial, por exemplo, se necessário, o segurado contará com uma prestação de serviços especializados com profissionais capacitados para auxiliar na realização atendimentos emergenciais como a limpeza de fuligens e sujeiras acumuladas no local sinistrado”, explica.

Mas é preciso ter atenção, pois todos os sinistros ocorridos são submetidos à análise por parte das seguradoras, portanto, alguns pontos são importantes ressaltar para evitar prejuízos desnecessários caso seja determinado o uso indevido ou negligência. Entre eles, estão: construir uma fogueira em local impróprio (na varanda da casa/apartamento, por exemplo); soltar fogos dentro de casa; fabricação de fogos dentro da residência; armazenamento de produtos explosivos em locais inadequados; entre outros.

Prevenção

É certo que investir em um produto de seguro vai garantir mais tranquilidade diante de situações que fogem ao controle, mas é preciso atentar, também, para a prevenção de alguns acidentes. “Especificamente neste período, é importante ter cuidado com as fogueiras. Nunca acender fogueiras em locais fechados e procurar espaços limpos, afastados de pessoas, fiações, casas e materiais combustíveis. Neste momento em que o álcool em gel passou a fazer parte do nosso dia a dia, é importante também evitar fazer uso próximo ao fogo”, explica Darlan.

Com relação aos fogos de artifício, o representante orienta que o indicado é seguir à risca as orientações do fabricante presentes na caixa, adquirir produtos com procedência, não lançar em direção a pessoas, fios e locais inflamáveis e não tentar reutilizar fogos que falharam.

“Também é importante ter atenção com os eventos de danos elétricos durante as festas juninas. Equipamentos eletrônicos devem ser instalados em locais secos e abrigados de água e da chuva. E não se deve instalar enfeites, como bandeirinhas, próximos da fiação da rede elétrica ou de fogueiras”, finaliza.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *